Matérias

25 de Julho. Dia do Motorista

Escrito por Portal ONSV

25 JUL 2013 - 15H21

"25

O Brasil vive um momento muito importante onde a sociedade exige uma responsabilidade, transparência e princípios morais de nossos Governos. Diante desse cenário, o Observatório Nacional de Segurança Viária gostaria de propor uma reflexão para esta data, o dia do MOTORISTA.

Durante o decorrer do dia, desempenhamos vários papéis:

·         Pais – quando cuidamos dos filhos

·         Inquilino – quando pagamos o aluguel

·         Contribuinte – quando pagamos os impostos

·         Trabalhador – quando saímos de casa para buscar o sustento da família

E, muitas vezes nesses momentos somos todos MOTORISTAS, pois muitos utilizam um carro para se locomover.

Quando assumimos a maioria desses papéis, o fazemos de forma natural, sem perceber. E, dessas atividades corriqueiras, dirigir um veículo talvez seja a que requer maior atenção e envolva riscos a toda a sociedade.

Em algum momento de nossas vidas procuramos uma autoescola (hoje CFC – Centro de Formação de Condutores), estudamos, fazemos algumas provas e conquistamos a tão sonhada CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que para muitos é também um sinônimo de liberdade. Diante disso deveríamos toda vez que fossemos conduzir um veículo, assumir a responsabilidade pelo ato, por todos que estão conosco e a nossa volta.

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária gostaria que algumas práticas fossem inseridas ao ato “mecânico” de dirigir e, assim, tornar o transito mais seguro e você um motorista responsável:

·         Concentre-se quando estiver dirigindo

·         Dê seta avisando com antecedência sua intenção

·         Dê preferência aos pedestres

·         Respeite os limites de velocidade

·         Use o cinto de segurança

·         Não dirija falando ao celular

·         Não beba se for dirigir

·         Seja responsável pelos ocupantes do veículo – todos com o cinto de segurança

·         Seja educado

·         SORRIA

Motorista, não devemos ter simplesmente uma atitude segura (que é a intenção), devemos ter um comportamento seguro (que é a ação). E lembre-se “você pode e deve fazer mais por um trânsito seguro”, todos os dias.

Parabéns Motorista!!!

 

Daniela Gurgel, Assessora de Comunicação

Observatório Nacional de Segurança Viária

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.