OBSERVATÓRIO | Condutor consciente deve manter estepe sempre em boas condições
8535
post-template-default,single,single-post,postid-8535,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Condutor consciente deve manter estepe sempre em boas condições

Condutor consciente deve manter estepe sempre em boas condições

Assim como ele, o kit para troca de pneu (triângulo, chave de roda e macaco) também deve  ser bem conservado

O pneu do veículo furou no meio da estrada ou em uma via com grande fluxo de veículos. A pergunta, em consequência, é imediata: em que condições estárá o estepe?  O condutor consciente o mantém sempre em bom estado, inclusive calibrado.  Outra preocupação, em especial de condutores pouco acostumados à troca de pneus é como usar os dispositivos do kit para essa finalidade.

Localizado, na maioria dos automóveis, no porta-malas do veículo, sob um tapete, ele é indispensável para trocar pneus. É composto por triângulo, macaco, chave de roda e estepe. E a utilização de cada um desses itens é bastante simples.

O triângulo, que é um item de segurança, deve ser usado não apenas em caso de troca de pneu, mas em todas as situações em que o veículo estiver parado em uma via, por falha ou defeito mecânico.  O ideal, para alertar outros motoristas que circulem pela via, é que ele seja colocado, no mínimo , a 30 metros de distância da traseira do veículo parado.

Em caso de parada motivada por acidente, é recomendado que a velocidade da via seja levada em conta para que a sinalização seja marcada. Ou seja, em uma via em que a velocidade seja 80km/h, por exemplo,  devem ser contados 80 passos do veículo. Em situação de chuva ou neblina, o dobro da distância deve ser levado em conta até o ponto onde o triângulo será colocado. O triângulo deve ficar sempre em pé.

Ao macaco cabe a sustentação do veículo no ar enquanto é feita a troca do pneu. Ele deve ser encaixado no friso localizado na lataria (em veículos mais novos há indicação do local correto do encaixe). Antes de colocá-lo nunca se esqueça de verificar se o freio de mão do veículo esteja puxado e que o macaco esteja firme. Caso contrário há risco de acidente.

No caso da chave de rodas, vale ressaltar que as mais novas têm formato de L e que algumas vêm com adaptador que facilita o afrouxamento dos parafusos do pneu. Depois de realizada a troca, cuide de apertar bem os parafusos para que o pneu fique firme.

 

 

Sem comentários

Escreva um comentário