Matérias

Conheça e pratique as 10 regras de segurança no trânsito

Escrito por Portal ONSV

22 FEV 2017 - 13H48

Faça a melhor escolha para a preservação de vidas no trânsito brasileiro; atitudes simples podem mudar o cenário

Preservar a vida no trânsito, cumprir as determinações legais, estar atento, preocupar-se em ver e ser visto, são posturas que todos os condutores de veículos de qualquer modal devem adotar para que o número assustador de mortes e feridos graves nas vias e nas rodovias do Brasil. Afinal, apenas em 2014, segundo dados do DataSUS, do Ministério da Saúde, o país somou cerca de 44 mil mortos. Sem considerar que outras 500 mil pessoas adquiriram sequelas por conta de acidentes.

Mudar esse cenário requer consciência e adoção de práticas seguras de direção. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, empenhado na missão de contribuir para a redução dessas ocorrências, enumera 10 regras de segurança que devem ser praticadas por todos aqueles que defendem a preservação da vida.

Conheça quais são elas:

- Usar cinto de segurança: todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança, inclusive os do banco traseiro.

- Transporte de crianças: até um ano devem ser transportadas no  bebê-conforto, que deve ser fixado de costas para o fluxo; em cadeirinhas a partir de um ano de idade; nos assentos  de elevação a partir de 4 anos, e, somente após 10 anos de idade, podem sentar-se no banco dianteiro.

- Beber de dirigir, nunca: dirigir embriagado reduz em até 25% o tempo de reação em caso de alguma eventualidade. Não existem níveis seguros para a ingestão de álcool. Portanto, se beber, não dirija.

- Sono e cansaço: assim como dirigir alcoolizado, o sono e o cansaço prejudicam a condução segura de um veículo ampliando as possibilidades de acidentes. Se estiver cansado ou com sono, descanse antes de sentar-se ao volante.

- Uso do celular: aumenta em 4 vezes a possibilidade de ocorrer algum acidente. Jamais faça ou atenda a uma ligação enquanto estiver ao volante. Também não responda mensagens de texto se estiver dirigindo.

- Proteção para motociclistas: todo condutor de moto, além das regras gerais de trânsito, deve estar atento à utilização dos equipamentos para sua proteção. Sendo assim, botas, luvas, jaqueta e capacetes bem afivelados e com a viseira abaixada, devem ser usados mesmo em dias de muito calor.

- Respeite o pedestre: todos somos pedestres em algum momento. Nunca desrespeite o pedestre; pare na faixa, dê preferência a ele.

- Velocidade: Nunca ultrapasse os limites de velocidade.

- Bicicletas: ciclistas devem lembrar sempre que bicicletas também são veículos e, portanto, devem respeitar a sinalização de trânsito. Do mesmo modo, condutores de veículos motorizados deve respeitar os ciclistas e manter distância segura de 1,5 metro das bikes.

- Vagas para idosos e portadores de deficiência: respeite a prioridade dada a este segmento e não pare,  nem por ‘um minutinho’ nessas vagas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.