Matérias

Cuide bem de suas películas

Escrito por Portal ONSV

15 JAN 2014 - 18H04

"Cuide

Ela está presente na maioria da frota que trafega por todo o País e virou praticamente um item adotado pelos motoristas como medida de segurança. Mas poucos motoristas sabem que as películas têm prazo de validade, normalmente indicado na nota fiscal concedida pela empresa que realizou a instalação. Quando não está em perfeita condições de uso, a película, além de evitar a proteção térmica ao veículo, também compromete a dirigibilidade. De um modo geral, as películas de boa qualidade podem durar de três a dez anos.

As películas que reduzem a transmissão de luz para o interior dos carros foram criadas inicialmente para proteger o veículo da incidência dos raios UVA e UVB. A Resolução n° 254/2007 do Conselho Nacional de Trânsito é clara ao especificar que a transmissão luminosa não pode ser inferior a 75% para vidros incolores dos pára-brisas e 70% para os pára-brisas coloridos e demais vidros necessários às condições de dirigibilidade.

Reconhecer os sinais de desgaste pode ser mais fácil do que se imagina. Um deles é o descolamento. Outra indicação de que o prazo de validade se esgotou é a formação de bolhas.  José Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, organização não governamental sem fins lucrativos que atua como agente propagador de ações de segurança viária e veicular, observa que o Brasil é um dos poucos países no mundo onde a película é adotada em massa. Mas recomenda que a instalação seja feita em empresas com referências.

“Não há uma regularidade no mercado em torno da durabilidade da película. É preciso prestar atenção ao prazo da garantia estabelecido pela empresa que faz a instalação, que está em torno de dois anos”, comenta Ramalho.

Para retardar a troca da película, evite:

    t

  • Usar produtos abrasivos ou à base de amoníaco para limpeza;
  • t

  • Adquirir produtos sem referências;
  • t

  • Deixar o carro exposto regularmente ao sol e à chuva.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.