Matérias

Encontro no Recife discute segurança dos motociclistas

Escrito por Portal ONSV

03 SET 2013 - 17H48

"Encontro

Não adianta morrer com razão, diz vice-presidente da Fenacor, Carlos Valle.Em Pernambuco, 11 mil pessoas já foram vítimas de acidentes com motos.

Um dos maiores problemas da Região Metropolitana do Recife é o trânsito, com o agravante do alto risco de acidentes. Em Pernambuco, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado, entre janeiro e maio de 2013, 11.324 pessoas se feriram em acidentes com motocicletas por motivos variados como falta de estrutura das estradas e imprudências dos condutores. Até as 13h desta terça-feira (3), um simpósio na Casa Rosada, no bairro dos Aflitos, Zona Norte do Recife, vai discutir a segurança dos motociclistas. Várias soluções serão debatidas durante toda a manhã, inclusive a formação dos condutores. De acordo com o vice-presidente Federação Nacional de Corretores de Automóveis (Fenacor), Carlos Valle, um dos grandes problemas é a qualidade da educação de trânsito dos motociclistas. "Todos os condutores deveriam passar por um processo de formação muito mais completo, muito mais aperfeiçoado. Do jeito que está, a gente vê que tudo o que acontece é consequência da falta de formação", explicou ele. Em acidentes com motociclistas, é comum ter pessoas gravemente feridas e até mesmo mortes. Para a coordenadora de Enfermagem do Samu, Janise Miranda, são comuns fraturas expostas e outros ferimentos que prejudiquem a vida profissional. "Isso vai fazer com que a vítima permanença muito tempo no hospital. A vida útil de trabalho dela perde porque ela está lá internada. Isso quando a lesão não é tão grave", afirmou, levando em consideração que muitos acidentes provocam até mortes. Janise Miranda explica também que, ao avistar um acidente de trânsito envolvendo moto, é preciso se aproximar da vítima e perguntar o que ela sente para poder passar informações corretamente para os médicos do Samu ou do Corpo de Bombeiros. "Temos recusos diferentes, temos a unidade básica e temos a UTI. Ligue para o 192, se aproxime da vítima e veja como está essa vítima para passar a situação". Apenas o socorrista deve retirar o capacete da vítima. Carlos Valle lembra também que não adianta saber quem estar certo ou errado em um acidente, é preciso ter cuidado com o outro. "O motociclista tem que aprender a ser visto, ter certeza que foi visto. Acho que a lição principal é essa. E não adianta morrer com razão", afirmou. O encontro começa às 8h30 na Casa Rosada, que fica localizada na Av. Santos Dumont, 657. Qualquer pessoa pode participar, principalmente dirigentes de sindicatos e de pessoas com interesse no assunto.

Fonte: Portal do Trânsito

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.