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Estudos e Pesquisas
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Estudos e Pesquisas

Temas de relevância para a segurança viária, questões técnicas, medidas que podem mudar a vida do motorista, pedestre e demais segmentos na mobilidade, ações que exijam reflexão, aprofundamento técnico e embasamento científico, estão sob o olhar atento do OBSERVATÓRIO, que busca analisá-los a partir de critérios metodológicos para a tomada de decisões na adoção de novas ações junto aos setores público e privado.

Confira os estudos já elaborados pelo OBSERVATÓRIO:

Desempenho Brasileiro na Década de Ação pela Segurança no Trânsito

Desempenho Brasileiro na Década de Ação pela Segurança no Trânsito – Análise, perspectiva e indicadores – 2011-2020, apresenta um resumo da atuação do Brasil nos 10 anos (2011-2020), com todas as medidas adotadas para prevenir os acidentes de trânsito do país. Leia a pesquisa.

Formação de Condutores

Estudo que busca mudar a base da educação dos condutores brasileiros. A pesquisa aborda todos os conteúdos e metodologias relevantes para promover conhecimento prático a todos os condutores. Leia a pesquisa.

Extintores Veículares

O objetivo desse estudo é trazer os principais pontos da discussão sobre os extintores veiculares no Brasil nos últimos 40 anos, desde a sua eficiência no combate a incêndios até a questão ambiental do descarte. Leia a pesquisa.

Mulheres e a Segurança Viária

Estudo inédito do OBSERVATÓRIO que analisa a exposição ao risco no trânsito, classificando por gênero. O estudo traz dados interessantes, demonstrando que as mulheres, de fato, se envolvem menos em acidentes que os homens. Leia a pesquisa.

Simuladores de Direção

Trabalho técnico realizado pelo OBSERVATÓRIO que busca avaliar os simuladores e analisar se estes, de fato, contribuem para uma melhor formação de condutores. O estudo traz pontos negativos, e outros que ainda precisam de atenção. Leia a pesquisa.

Dirigibilidade

Estudo que analisa as condições adversas que os condutores podem enfrentar nas vias, e traz a forma correta de lidar com cada situação. Esse conteúdo, muitas vezes é deficiente ou inexistente nos atuais cursos de formação do condutor. Leia a pesquisa.

Moto Mais Segura

Pesquisa desenvolvida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com o MBM (Movimento Brasileiro de Motociclistas) avaliando as 10 motos mais vendidas no país (segundo ranking da FENABRAVE) em 2012, abordando seis diferentes itens: desempenho, iluminação, transmissão, autonomia, conforto e dirigibilidade. Além disso, a pesquisa também fez uma avaliação no sistema de freios: ABS, CBS e convencional. Leia a pesquisa.

Manutenção Preventiva e Corretiva

Pesquisa desenvolvida pelo OBSERVATÓRIO em parceria com a Revista Proteste com o objetivo de avaliar se as concessionárias prestam um atendimento com qualidade e transparência para os consumidores durante o período das revisões periódicas, obrigatórias e em manutenções preventiva e corretiva. Leia a pesquisa.

ABS e Airbag

Estudo desenvolvido com os 50 modelos de carros de passeio mais vendidos em 2012 e 2013, no qual foi verificada a presença do ABS e AIRBAG como itens de série ou opcional e também sua indisponibilidade. O objetivo do projeto foi verificar se os fabricantes estão de acordo com as Resoluções 311 e 312 do CONTRAN. Leia a pesquisa.

Iluminação Automotiva

Estudo desenvolvido em parceria com a revista PROTESTE demonstrando o risco dos veículos que possuem a função de acendimento automático da luz do painel, já que isso traz a impressão de que os faróis estão acesos. Leia a pesquisa.

Queda de mortes no trânsito em 2017

O número de mortes em acidentes de trânsito no Brasil registrou redução geral de 3%, passando de 38.651 em 2015 para 37.345 em 2016. A comparação tem como base dados sobre as vítimas fatais nas vias e nas rodovias do país no ano de 2016, divulgados pelo DataSUS, do Ministério da Saúde. Leia a pesquisa.

Contribuição do OBSERVATÓRIO ao PNATRANS

Após termos sido convidados a participar de alguns fóruns para tratar das propostas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – PNATRANS, avaliado o teor das sugestões e direcionamento dado ao tema, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária elaborou este arrazoado no sentido de contribuir com as entidades do setor público responsáveis pela compilação e encaminhamento do plano. Leia a pesquisa.

Efeitos colaterais do trânsito

Pesquisa desenvolvida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, com base em bancos de dados públicos e trabalhos disponibilizados na internet, que visa avaliar a utilização das faixas reversíveis e como podem auxiliar na melhora da fluidez e condições do meio ambiente. Leia a pesquisa.

Há legislação, mas e a prática?

Como termos uma legislação que acompanhe o avanço da tecnologia automotiva. Leia a pesquisa.

Violência no trânsito mata tanto quanto a violência pública

A cada 10 minutos uma pessoa morre vítima de violência pública no Brasil, ou seja, 6 mortes por hora. Esse número praticamente se iguala quando se trata de acidentes de trânsito: a cada 12 minutos uma pessoa morre vítima da violência no trânsito, ou seja, 5 mortes a cada hora, conforme levantamento feito pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária. Leia a pesquisa.

Itens obrigatórios em veículos no Brasil

Pesquisa que aborda alguns dos 29 itens obrigatórios em um veículo automotor para que esteja apto a circular nas vias e rodovias do Brasil, e que não possuem obrigatoriedade uniforme em nível internacional. Aponta também que alguns deles são obrigatórios apenas em nosso País. Leia a pesquisa.

20 anos do CTB – acidentes de trânsito custaram R$36 bilhões/ano

Considerado um dos mais completos Códigos de Trânsito do mundo, contempla muitos aspectos da mobilidade de pessoas e de cargas. No entanto, isso não foi suficiente para a redução significativa do número de mortes e sequelados por acidentes de trânsito ao longo desses 20 anos. Leia a pesquisa.

Estudo de Sistemas de Retenção Infantil (SRI) - ISOFIX

Estudo que visa demonstrar de forma comparativa os Sistemas de retenção Infantil (SRI) que visam agregar sensível segurança na redução de lesões em vítimas que utilizam esse dispositivo, quando da ocorrência de sinistros de trânsito . Leia a pesquisa.

Indicador Nacional

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga o Indicador Nacional do Desempenho da Segurança Viária, composto por uma série de indicadores associados a diferentes aspectos da acidentalidade, incluindo as etapas antes, durante e depois. Utilizando-se  a separação dos indicadores de desempenho em quatro principais domínios: humano, veículo, ambiente (via) e saúde. Leia a pesquisa.

Velocidade e segurança viária

O excesso de velocidade reconhecidamente é um dos principais fatores de risco no trânsito no mundo, em especial, no Brasil.

Como forma de remediar os excessos, incentivar o respeito dos condutores aos limites estabelecidos, utiliza-se a fiscalização eletrônica, como vistas a punis àqueles que desrespeitam as regras. Leia a pesquisa.

Motoristas são mais cuidadosos

Estudo naturalístico de segurança viária: a influência do carpooling no comportamento do condutor. Metodologia inédita no Brasil.

Para identificar e monitorar fatores de risco; subsidiar futuramente a formulação de políticas de educação, conscientização e fiscalização de trânsito. Leia a pesquisa.

Ciclomotores

Parecer técnico ciclomotores x segurança viária. Sobre a estimativa do valor do DPVAT para os ciclomotores. Leia a pesquisa.

Municipalização

A municipalização do trânsito e os índices de fatalidade no trânsito tem por objetivo apresentar uma análise dos municípios brasileiros em relação à mortalidade no trânsito, dados demográficos e a integração ao Sistema Nacional de Trânsito (municipalização). Leia a pesquisa.

Violência trânsito x Violência pública

Causa externas de mortes – Trânsito e violência pública – são responsáveis pela morte de quase 100 mil brasileiros todos os anos, de acordo com as informações mais recentes disponibilizadas, ainda em caráter preliminar, pelo Ministério da Saúde para o ano de 2017 (levantadas pelo OBSERVATÓRIO). Leia a pesquisa.

Rodovias Paulistas: perfil da acidentalidade

Pesquisa desenvolvida entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Universidade Federal do Paraná sobre o perfil de acidentalidade das rodovias paulistas. Leia a pesquisa.

Frota Segura e Sustentável

Benéfico para a saúde, economia, geração de empregos e arrecadação, estes são alguns dos benefícios de veículos mais seguros. Leia a pesquisa.

Sinalização de Trânsito

A pesquisa tem como objetivo avaliar se a sinalização viária atende às definições estabelecidas pelo Contran, principalmente no período noturno, onde o índice de sinistros no trânsito possui maior frequência. Leia a pesquisa.

Fiscalização Ponto a Ponto

Pesquisa sobre o Observação Ponto a Ponto e como essa forma de fiscalização inteligente, comparada a outras experiências internacionais, poderia reduzir o número de sinistros no trânsito e aumentar a segurança nas rodovias brasileiras. Leia a pesquisa.

Agência Nacional de Segurança Viária

Recomendação feita pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para abertura de diálogo junto ao Congresso Nacional e órgãos do Poder Executivo, para apresentar a proposta de instalação da Agência Nacional de Segurança Viária como órgão de controle externo e de fiscalização, independente, com a finalidade de garantir a execução e cumprimento das competências que compõe o Sistema Nacional de Trânsito. Leia a pesquisa.

Condução de motocicletas sem habilitação no Brasil: análises a partir da frota e número de condutores

Estudo realizado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) sobre os dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) referentes à realidade da frota de motocicletas e o número de condutores habilitados no território brasileiro. Leia o estudo.

Relatório Estatístico de Segurança Viária II - Álcool

Relatório estatístico sobre o consumo de álcool e riscos para a segurança no trânsito no País, em 2018, realizado entre a Coordenação Nacional de Lei Seca, OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e o Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná, com comparações de medidas de sucesso em alguns países no mundo. Leia a pesquisa.

Custo e Efetividade das Medidas de Segurança Viária

Análise sobre estudo internacional que aponta para custo-efetividade de diversas medidas avaliadas e que impactam positivamente para a segurança viária. Leia a análise.

Pesquisa Datafolha: Segurança no Trânsito - Dados Nacionais

Pesquisa realizada para identificar os meios de transporte mais utilizados pela população brasileira; utilização de aplicativos de transporte; conhecer a opinião dos brasileiros sobre o uso de aplicativos de transportes e a sua relação com a segurança no trânsito. Leia a pesquisa.

Relatório: Custo da Mortalidade 2018-2027

Estimativa dos custos associados aos acidentes de trânsito com projeção ao período de 2018 – 2027, com o objetivo de evidenciar a magnitude do problema da falta de segurança viária, assim como, mostrar o potencial de custos econômicos que podem ser evitados. Leia a pesquisa.

Estudo Estatístico sobre a Segurança Viária de Ciclistas no Brasil

Estudo realizado entre a parceria do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) com o objetivo de traçar um panorama quantitativo e qualitativo da segurança viária dos ciclistas no Brasil, com base nos dados oficiais de mortalidade no trânsito obtidos do Ministério da Saúde e frota dos principais meios de transportes obtidos no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Leia a pesquisa.

Mortalidade de Motociclistas no Trânsito: fatores determinantes e cenário brasileiro

Estudo realizado em parceria  entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Universidade Federal do Paraná com o objetivo de estabelecer um diagnóstico sobre a evolução dos níveis de segurança associados aos ocupantes de motocicleta entre os anos de 2000 e 2016, a partir de dados oficiais de óbitos, frota e população. Leia o estudo.

Relatório Estatístico de Segurança Viária - Pedestres - 2020

O Relatório – Pedestres, tem como objetivo apresentar diversas estatísticas sobre a mortalidade de pedestres no Brasil, de modo a construir estratégias que garantam a segurança desse grupo de usuários que estão vulneráveis aos sinistros de trânsito. Leia o relatório.