Matérias

Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro está pronta para uma nova legislatura

Escrito por Portal ONSV

23 MAR 2015 - 16H38

"Frente

Na presença de quase 200 pessoas entre autoridades, convidados e técnicos, foi realizada na última quinta-feira (19.03.2015) no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados (Brasília-DF) a cerimônia de reinstalação da FPTS (Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro). Entre as autoridades presentes estavam a diretora geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Maria Alice Nascimento Souza, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o deputado federal e presidente da Frente, Hugo Leal, a deputada federal e vice-presidente da Frente, Cristhiane Yared, o diretor-geral do Detran-PR e atual presidente da AND (Associação Nacional dos Detrans), Marcos Trad e o diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Alberto Angerami.

Cerca de 210 deputados e senadores integram a Frente nessa nova legislatura. Um dos principais objetivos da Frente será a luta pela implementação de um Plano Nacional de Ações e de um órgão nacional de segurança viária, para reforçar e unificar a segurança de trânsito no país, apoiando a decisão da ONU (Organização das Nações Unidas) e as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde). Em 2013, o Observatório protocolou junto a Casa Civil, Ministério das Cidades e Denatran, o estudo da criação da Agência Nacional de Segurança Viária com toda a viabilidade técnica de implementação desse órgão, com o intuito de congregar todas as questões de trânsito num só organismo.

Logo após o discurso do presidente da Frente, a mesa de autoridades foi ampliada e entre os convidados ao debate estava o diretor-presidente do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), José Aurélio Ramalho que ressaltou a necessidade da continuação da reforma na formação do condutor no país. Para Ramalho, “a Frente deve entre outras ações, continuar intervindo para aprimorar a legislação de trânsito, com foco sempre na parte técnica e na melhoria da segurança viária”.

Além disso, o presidente do Observatório também lembrou aos presentes que já é tempo de programar ações para o Movimento Maio Amarelo. Todos os presentes receberam o pin do Movimento, distribuído pelo Observatório.

O Ministro Kassab desejou sucesso ao trabalho e manifestou a disposição de trabalhar em conjunto com a Frente Parlamentar. “Todos temos uma história triste envolvendo trânsito, e se queremos uma vida melhor temos que trabalhar nesse sentido”.

Segundo a diretora da PRF, Maria Alice Nascimento, um novo levantamento do IPEA (Instituto de Pesquisas Aplicadas) mostra que, somente nas rodovias federais, o Brasil gastou mais de R$ 12,8 bilhões de reais com os acidentes de trânsito. Somente com os acidentes envolvendo vítimas fatais, o custo estimado pelo Instituto foi de R$ 664 milhões.

Também estiveram no evento os deputados André Moura (PSC/SE), Tenente Lúcio (PSB/MG), Júlio Lopes (PP/RJ), Sóstenes Cavalcante (PSD/RJ), Gonzaga Patriota (PSB/PE), Keiko Otta (PSB/SP), Raquel Muniz (PSC/MG), Chico Lopes (PCdo B/CE), Jorge Silva (PROS/CE),  Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), Eduardo Cury (PSDB/SP), Wilson Filho (PTB/PB), Diego Garcia (PHS/PR), Bacelar (PTN/BA), Edinho Bez (PMDB/SC), Leopoldo Meyer (PSB/PR).

[gallery size="medium" link="file" ids="1380,1381,1382,1383,1384,1385,1386,1388,1389,1390,1391"]

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.