Matérias

Matéria publicada no O Globo em 12.12.2013

Escrito por Portal ONSV

12 DEZ 2013 - 17H41

"Matéria

Analistas criticam possível adiamento pelo governo de regra de ABS e airbag

RIO E SÃO PAULO - A discussão no governo sobre o adiamento da exigência de inclusão de freios ABS e airbags em 100% dos veículos fabricados no país a partir de 2014 - motivada pela preocupação com a inflação e pela pressão de montadoras e sindicatos às vésperas de um ano eleitoral - foi interpretada por especialistas como um retrocesso à segurança dos motoristas brasileiros. Acidentes de trânsito matam mais de 50 mil pessoas por ano e deixam mais de 400 mil com sequelas, destaca José Aurélio Ramalho, diretor-presidente da ONG Observatório Nacional de Segurança Viária. O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) estima que o uso do ABS e do airbag pode reduzir em 29% o risco de lesão grave ou morte. Cerca de 70% dos carros são vendidos com o equipamento.

Paulo Arthur Góes, diretor executivo do Procon-SP, lembra que os carros brasileiros têm apresentado repetidamente as piores notas em testes de impacto:

- É um absurdo. As eleições não podem estar acima da segurança dos cidadãos. Em nome de manter índices de emprego e inflação não se pode abrir mão da segurança. Essas empresas tiveram todas as benesses e deram contrapartida zero. Fora do Brasil, elas não se arriscariam a colocar um carro no mercado sem airbag, sabem que o consumidor não aceitaria.

Sindicato avisado com antecedência

Para a Proteste, que avalia os carros brasileiros há sete anos em parceria com o Programa de Avaliação de Carros Novos Latin NCAP, a segurança sempre foi um quesito que deixou a desejar.

- Se o governo incentiva carro popular, é contrassenso não colocar equipamento de segurança - diz Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste.

Sobram críticas até sob a ótica do investimento das montadoras. Para Paulo Roberto Garbossa, diretor da consultoria ADK, a mudança faltando 20 dias para a implementação soaria como “brincadeira do governo” pois o planejamento das montadoras é feito com ao menos seis meses de antecedência:

- Está na hora de rever os impostos da cadeia, em vez de ficar no sobe e desce do IPI e vendendo carros inseguros.

A Anfavea, associação que reúne as montadoras, e interlocutora frequente do governo, se afastou da polêmica.

- É importante ressaltar que as montadoras já investiram para equipar a totalidade da produção com os itens - disse o presidente da Anfavea, Luiz Moan, convocado para uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega na terça-feira.

Para Rogélio Golfarb, ex-presidente da Anfavea e atual vice-presidente da Ford, o adiamento beneficia Fiat e Volkswagen, que teriam de retirar do mercado modelos populares, como a Kombi.

- A adoção do airbag e do ABS em todos os modelos pode mudar a participação do mercado - disse Golfarb.

Anteontem, antes mesmo de Mantega afirmar que o governo poderia adiar a obrigatoriedade de itens de segurança, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC anunciava aos empregados da Volks de São Bernardo do Campo que o governo divulgaria medida para os próximos dois anos que permite que os veículos Kombi e Gol G4 continuem na linha de produção.

Em entrevista ao jornal da associação, Santana disse que o sindicato aproveitou a presença da presidente Dilma Rousseff na cerimônia do título de doutor honoris causa recebido por Lula na Universidade Federal do ABC para falar sobre o risco de quatro mil demissões no início do ano.

Nesta quarta-feira, o sindicalista confirmou ao GLOBO que a mudança é um pleito do sindicato. Segundo ele, a questão foi negociada desde o início do ano e envolveu os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, além do secretário geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho:

- Foram dezenas de conversas no sentido de criar uma alternativa que preservasse os postos de trabalho na Volks.

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, disse considerar o pedido absurdo:

- Quem compra carro popular é trabalhador, e quem morre no trânsito são os trabalhadores.

Fonte: O Globo

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.