Desembarcar de veículos requer postura adequada

Ato, por ser rotineiro, é, muitas vezes, feito sem atenção; mas para garantir a segurança ela é fundamental

Você chegou ao seu destino. E vai descer do veículo para cumprir seus compromissos. É só abrir a portar, certo? Sim tem de abrir a porta, mas só quando tiver certeza de que esta atitude não oferecerá risco a você próprio, aos seus passageiros e aos outros usuários da via. Em resumo, existem cuidados que devem ser tomados em nome da segurança de todos. Esse comportamento está, inclusive, definido no Artigo 49 do Código de Trânsito Brasileiro (lei 9503/97).

O artigo observa também que o embarque e o desembarque devem ocorrer pelo lado da calçada. A única exceção a esta regra vale para o condutor do veículo, conforme determina o parágrafo 1º deste mesmo artigo.

Motoristas conscientes devem verificar se o desembarque é seguro observando a circulação inclusive pelos retrovisores e espelhos. Não deve nunca, assim como os passageiros, deixar abertas por longo tempo as portas do veículo, uma vez que as ruas são espaços compartilhados e por onde todos circulam. Portanto, estar atento e desembarcar rapidamente são práticas indicadas no momento de descer do veículo.

A preocupação com a segurança deve fazer parte também de quem transita pelas vias. Motociclistas e ciclistas, ao perceberem veículos estacionados ou parados, com condutores e passageiros, devem reduzir a velocidade, já que existe a possibilidade de que portas sejam abertas repentinamente.

Há cuidados especiais também para a segurança de crianças. Quando acompanhadas de adultos, elas devem ser transportadas nos assentos centrais, reduzindo o risco da proximidade com as portas, já que eventualmente a criança pode abrir a porta do veículo e se acidentar. Por isso, os condutores devem estar atentos e travar as portas quando estiverem transportando crianças.

E por fim, vale a regra da atenção pra todos. Ao entrar no veículo cheque ainda se as suas portas estão travadas. Assim você nunca poderá ter surpresas desagradáveis com a abertura súbita. E não receber aquela buzina ou sinal de outros motoristas tentando te avisar que sua porta está aberta.

 

Comente