Matérias

ONSV apresenta projetos em Congresso da ANTP, em Santos

Escrito por Portal ONSV

22 JUN 2015 - 13H16

Entidade destacará o Maio Amarelo e o SOMA, durante o evento

O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) apresenta dois de seus principais projetos aos profissionais de transporte e trânsito de todo o país, além de gestores municipais e estaduais, a partir desta terça, dia 23, durante o 20º Congresso Brasileiro de Transportes e Trânsito.

O Congresso, organizado pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), é um dos principais eventos do país na área da mobilidade urbana. O evento começa nesta terça, dia 23, em Santos (SP) e se encerra no dia 25, próxima quinta. A abertura do evento será às 10h, com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Estado, Geraldo Alckmin, diversos ministros e prefeitos de cidades como Santos, Campinas e Sorocaba, entre outros.

Ainda, nesta terça, dia 23, o primeiro projeto do OBSERVATÓRIO que será destacado será o SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação), ferramenta que vem sendo desenvolvido pela entidade para uso das prefeituras e órgãos ligados à segurança viária. Uma solução de gestão de dados que centralizará informações de diversos órgãos, que serão estratégicas para a construção de políticas e segurança no trânsito dos municípios. O SOMA permitirá que as prefeituras encontrem, num único sistema, dados de mortalidade no trânsito do DataSUS (Sistema de Informática do Ministério da Saúde) por município, dados privados (DPVAT etc) por município e uma solução de Registro de Ocorrências (BO).

O SOMA será apresentado dentro das Comunicações Temáticas do Congresso, pelo diretor-técnico do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, na Sala Vênus, por volta das 17 horas. Vale destacar que serão 10 minutos de apresentação e cinco minutos para debates e dúvidas do público.

Já na quinta-feira, dia 25, o OBSERVATÓRIO levará ao público do Congresso, também dentro das Comunicações Temáticas, o Movimento Maio Amarelo abordando, sobretudo, um histórico do Movimento, suas conquistas, adesões e ampliações nos dois anos de existência. Guimarães também será o responsável por essa apresentação.

O Maio Amarelo é um movimento internacional, que surgiu no Brasil, em 2014, e se espalhou para mais de 20 países do planeta. Hoje, mais de 700 organizações apoiam o Movimento, que atua em prol da segurança viária e busca salvar vidas, reduzindo a violência no trânsito, por meio da conscientização e informação para mudança de atitude de pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas. O Maio Amarelo conta com o trabalho multissetorial de órgãos públicos e privados.  A apresentação será a partir das 10h15, também na Sala Vênus.

Além desses dois projetos, o OBSERVATÓRIO também será representado no evento, por Tiago Bastos, observador da entidade, que falará sobre Segurança Viária nos Corredores do BRT (Bus Rapid Transit), no Rio de Janeiro.

A participação de Bastos será a partir das 15h45, também na Sala Vênus.

O 20º Congresso Brasileiro de Transportes e Trânsito acontece no “Mendes Convention Center”, na Avenida Francisco Glicério, 206, em Santos. Simultâneo ao evento, a ANTP realiza, no mesmo espaço, a IX INTRANS (Exposição Internacional de Transportes e Trânsito).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.