Matérias

Painel - Saúde

Escrito por Portal ONSV

03 NOV 2015 - 15H01

Acidentes de trânsito - prevenir eventos e melhorar o atendimento são exigências

Os acidentes de trânsito são uma doença, mas como qualquer outra enfermidade, tem prevenção, afirma o médico Gustavo Fraga, especialista em Cirurgia do Trauma na Faculdades de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – FCM-Unicamp e coordenador do Comitê de Prevenção da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), que coordenará o painel Saúde, quarta etapa do Seminário Urbanidade, por uma mobilidade mais segura, nesta terça.

O painel deverá incluir discussões em torno das dificuldades enfrentadas em todas as etapas do pós-acidente - do atendimento pré-hospitalar (momento do socorro às vítimas ainda nas vias e no seu transporte); o atendimento hospitalar, que exige custos altíssimos para os tratamentos desses traumas, em razão da extensa lista de profissionais envolvida no atendimento, dos equipamentos e custos de internações e tratamentos); até a reabilitação (para os poucos que sobrevivem), mas sem esquecer de tocar nas políticas de prevenção, que evitariam o agravamento de um cenário que já é o de guerra, de calamidade.

Fraga destaca que falta tudo. “Faltam recursos em todas as etapas de atendimento, faltam investimentos na formação de profissionais e uma qualificação mais adequada para atender esse cenário de tragédia; equipamentos, medicamentos, as condições hospitalares são inadequadas; e mesmo no processo de reabilitação, ainda que o país tenha algumas ilhas de excelência tem o seu trabalho estacionado quando os reabilitados não conseguem reinserção social e não têm o direito à mobilidade garantido, pois não há acessibilidade também para essa legião de sequelados permanentes”, descreve o médico.

Esse painel terá como debatedores Deborah Carvalho Malta, diretora do Depto. de Vigilância de Doenças e Agravos não transmissíveis em Promoção da Saúde - Ministério da Saúde; e Ricardo Xavier, diretor-presidente do DPVAT; e Jerry Adriano Diaz, representando o deputado Hugo Leal.

 

Só para contextualizar a tragédia da violência nas vias, o trânsito brasileiro matou mais de 42 mil pessoas em 2013 , de acordo com o DataSUS. Já a Seguradora Líder/DPVAT pagou mais de 763 mil indenizações (somando mortes, invalidez permanente e despesas médicas) em 2014.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.