Observadores Certificados

O OBSERVATÓRIO oferece aos profissionais que já tenham proficiência na área de trânsito uma formação inédita para aprimorar seus conhecimentos e práticas na segurança viária e veicular, em prol de um trânsito mais seguro.

Voltada para especialistas em segurança viária, instrutores, educadores de trânsito, comunicadores, engenheiros, especialistas na legislação de trânsito, entre outros, a formação garante uma certificação, dentro do Programa Nacional de Certificação de Observadores, com validade de um ano.

A primeira turma do Programa conclui o curso em julho de 2015. Aqueles que participam do Cursos conquistam o título de Observadores Certficados.

O Programa do OBSERVATÓRIO tem como proposta construir uma rede atuante de profissionais atentos às problemáticas do trânsito brasileiro e interessados na busca de soluções para a preservação de vidas no trânsito.

Para se submeter à certificação os profissionais deverão ter proficiência na área de trânsito e reputação ilibada, além de não possuir vínculos efetivos com a administração pública ou partidos políticos.

Com a certificação, os profissionais passam a ter acesso a ferramentas e informações técnicas para fortalecer as ações na gestão da segurança viária e veicular nas suas bases de atuação, em diversos regiões do país. Os profissionais são atualizados sobre as temáticas do trânsito – principais discussões, programas e políticas, entre outros.

Esses profissionais serão agentes catalizadores para tornar o trânsito mais seguro em seus territórios. A certificação prevê que os profissionais compartilhem os conhecimentos desse aperfeiçoamento com toda a sociedade, colaborem com a produção de materiais, estudos e pareceres relacionados ao trânsito e divulguem os conteúdos, projetos e programas elaborados pelo Observatório.

Por outro lado, eles poderão participar da elaboração de materiais técnicos do OBSERVATÓRIO, utilizar as ferramentas corporativas como o SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação) para gestão de estatísticas trânsito; terão acesso facilitado às informações técnicas da entidade, por meio de uma plataforma web exclusiva, terão livre acesso aos eventos da entidade, em qualquer estado, e poderão até atuar na mobilização de recursos para ações sociais, além de serem convidados a participar do Conselho Técnico e dos Grupos de Trabalhos criados pelo OBSERVATÓRIO.

O Programa Nacional de Certificação de Observadores será realizado duas vezes por ano, com a próxima turma prevista para fevereiro de 2016. As inscrições para as próximas turmas abrem em novembro, e as informações sobre as condições de participação serão disponibilizadas em breve neste site.

Primeira Turma

A primeira turma certificada pelo OBSERVATÓRIO participou de um curso em julho de 2015, na Sede do OBSERVATÓRIO, em Indaiatuba. No programa de certificação os observadores tiveram a oportunidade de demonstrar a sua atuação na área de trânsito, receberam treinamento sobre a utilização das ferramentas, programas e projetos do OBSERVATÓRIO, além de capacitação sobre a atuação de entidades no terceiro setor da sociedade e de comunicação com o público externo.

Observadores certificados na primeira turma do

Programa Nacional de Certificação de Observadores:

 

  • Argentina Nunes Soares

Atuou como educadora de trânsito no Detran, Cuiabá – MT, por mais de 30 anos

 

  • Ordeli Savedra Gomes

Assessor superior de Segurança no Trânsito, é Tenente Coronel da Brigada Militar em Porto Alegre; ainda é especialista em Legislação de Trânsito)

 

  • Luiz Gustavo

Técnico em Segurança do Trabalho e Especialista em Trânsito, em Ribeirão Preto – SP

  • Marcos Sigrist

Pós-graduado em Gestão de Trânsito pelo CEAT (Centro de Estudos Avançados em Trânsito) é instrutor e examinador de trânsito, credenciado pelo DETRAN-SP

 

  • Márcia Pontes

Graduada em Educação no Trânsito pela UNISUL – Tubarão, é especialista também nesta área. Atua em  Blumenau – SC

  • Mauro Gil

Formado em Administração de Empresas (FAE-PR, tem especialização em Marketing pela TEXACO DO BRASIL S/A, nos Estados Unidos. É fundador e membro do Conselho Fiscal da Agência Nacional em Mobilidade – ANAMOB; e vice-presidente do ONSV.

  • Roberta Torres

Palestrante, professora e consultora especialista em Educação e Segurança no Trânsito; é, ainda, mestranda pela Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)

 

Comente