Matérias

“Tá Pensando em Quê?”

Escrito por Portal ONSV

28 AGO 2020 - 12H42

João da Nica, motoboy que virou empresário e youtuber com quase 500 mil seguidores, utiliza uma linguagem simples e bem-humorada para alertar aos motociclistas e principalmente àqueles que trabalham com motocicletas diariamente, motofretistas, sobre a importância de não se distraírem da pilotagem enquanto no trânsito.

É preciso que o foco e a concentração estejam acima de tudo, pois assim é possível evitar diversos acidentes que vêm inclusive, por trás de um motociclista.

“Presta atenção no que você está fazendo!”, alerta João da Nica, da mesma forma que nossos pais nos alertavam quando éramos crianças.

É preciso estar o tempo todo com o foco nos 360° à sua volta e o mais distante possível, para ampliar seu campo de visão.  Os retrovisores precisam estar posicionados de forma a não ter que mexer o pescoço ou a cabeça para olhar para trás, mas apenas os olhos e sem perder a atenção à frente.  E sempre, antes de mudar de faixa ou direção, olhar e confirmar se a manobra será realizada sem riscos.

É preciso estar relaxado (sem estar tenso, e não, com sono!) para que melhore a circulação sanguínea, aumente o fluxo de oxigênio no sangue e consequentemente, o raciocínio e o reflexo, fundamentais em um momento de tomar uma decisão importante em caso de emergência.

Para uma boa concentração, recomenda-se inclusive, fazer um relaxamento, uma meditação, antes de subir na moto, para que o piloto se desligue dos problemas externos à pilotagem e se concentre somente às situações que irá enfrentar enquanto pilota, pois são muitos os imprevistos.

Todos queremos chegar aos nossos destinos; íntegros e... bem humorados.

Por um trânsito mais harmônico e inteligente.

Suzane Carvalho

Núcleo de Motociclismo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária

"Tá pensando em quê?" é o terceiro vídeo da série Dicas com o João da Nica.

Acompanhe os conselhos dado por quem entende sobre o dia a dia do motociclista:

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_video link="https://youtu.be/eoRvstc7B7M"][/vc_column][/vc_row]

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.