Matérias

BRASIL CAMINHONEIRO DESTACA PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO CONCEDIDO A ALAGOAS

Escrito por Portal ONSV

11 NOV 2022 - 17H02

Destaque para ações elaboradas a partir do programa Educa na implementação da Educação para o Trânsito na rede pública de ensino do estado

O programa Brasil Caminhoneiro da RecordTV, do último sábado (05), destacou o prêmio nacional de Educação para o Trânsito recebido pelo estado de Alagoas, por levar a Educação para o Trânsito aos alunos do 1º ao 9º ano da rede pública de ensino, com a implementação de ações elaboradas a partir do programa Educa - desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

Conforme explicou a diretora de Educação do Detran de Alagoas, Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO e coordenadora nacional de suporte pedagógico do Educa, Edira Soares, “essa premiação é para um projeto de educação para o trânsito que além da resolução do Contran, que trata das campanhas educativas, teve os conteúdos do Educa como fonte de inspiração para a produção dos filmes “Jogo de certo e errado”, e de jogos educativos disponibilizados para as escolas participantes do programa Educa em Alagoas, e a arte, para os demais municípios do país.”

Em Alagoas, cerca de 38 mil alunos foram beneficiados com o programa Educa nos municípios de Arapiraca, Maragogi, Japaratinga, Rio Largo e Marechal Deodoro, estes últimos iniciam o Educa em 2023. Arapiraca foi o município pioneiro na implantação do programa. Essa premiação foi uma surpresa para Edira, que trabalha na área de projetos de gestão de educação desde 2013, esse é um grande reconhecimento, “o prêmio Senatran, é o maior prêmio do país na área de educação para o trânsito”, ressaltou.

O projeto de Educação para o Trânsito para alunos da rede pública de ensino, o Educa, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO, apoiado pela Federação das Indústrias do estado de São Paulo, pela Fundação Habitacional do Exército e pelo Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança, leva um programa completo de Educação para o Trânsito para 300 mil crianças em todo o Brasil.

A EMEB Esperidião Francisco Nogueira, de Maragogi, foi o cenário da reportagem que apresentou o Educa e a premiação nacional de 2022, na área de educação, concedida pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para Alagoas, no quadro Segurança é Aqui com Garonce, do Brasil Caminhoneiro.

“Nós trabalhamos com a premissa de que o processo educativo deve ser continuado para surtir efeito, não podem ser ações pontuais. O principal objetivo na disseminação do Juntos Salvamos Vidas, mostrar que no trânsito, o mais importante são as pessoas, as vidas a serem preservadas”, reforçou Edira Soares.

O Programa Educa

O Educa está atualmente em oito estados brasileiros, sendo quatro do Nordeste: Alagoas, Bahia, Paraíba e Pernambuco. Alcança 662 escolas, 300 mil estudantes e aproximadamente 5 mil educadores. O OBSERVATÓRIO participa junto à Senatran de todas as etapas do Educa no País.

Os livros passaram por revisão técnica – tendo em vista as recentes alterações no Código de Trânsito Brasileiro -, realizadas pelos Observadores Certificados: Francisco Garonce, Edira Soares, Abimadabe Vieira, Adelmo Amorim, Ronaro Ferreira e, Jamil Megid Junior. O trabalho de revisão foi coordenado por Francisco Garonce.

Fazem parte da Coordenação Nacional de Suporte Pedagógico os O.C’s: Abimadabe Vieira (PB); Adelmo Amorim (BA); Edira Soares (AL); Ronaro Ferreira (MG) e, neste ano passou a integrar a equipe Stefania Alvise (MG). Edira Soares é coordenadora da equipe, neste ano, com a ampliação da estrutura do programa Educa, Adelmo Amorim, foi convidado para atuar como coordenador Adjunto.

“Além da coordenação nacional, temos mais dez Observadores Certificados atuando nos serviços de suporte remoto e de interação com os municípios. Além disso, pelos menos 30 Observadores locais, atuam em cada município do projeto. Para a realização da matéria em Maragogi e Japaratinga contamos com o apoio do Observador Certificado local e conselheiro do Detran de Alagoas, João Batista. A arte dos jogos foi disponibilizada pelo Detran de Alagoas para que possa ser replicada em outros municípios do país”, conforme destacou Edira Soares.

Assista ao programa:

[vc_video link="https://youtu.be/uEUIvlsMD4Q" align="center"]

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.