Loader
31012
page-template-default,page,page-id-31012,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-28047

DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO 2022

OBSERVATÓRIO APOIA E DIVULGA CONTEÚDOS PARA CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO 2022

No dia 20 de novembro, vamos todos: lembrar, apoiar, agir

 

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, sempre engajado em ações que mobilize e conscientize a sociedade em prol de uma mobilidade mais segura, divulga e apoia a campanha da Federação Europeia de Vítimas de Trânsito Rodoviário para a celebração das homenagens ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Realizado anualmente, no terceiro domingo de novembro, este ano o tema é: Lembrar, Apoiar, Agir; e será celebrado no dia 20 de novembro.

 

A campanha, traduzida para o português, a pedido do OBSERVATÓRIO tem diversas peças para serem compartilhadas, além de um espaço para inserção da logomarca dos parceiros. Todos podem usar, publicar, divulgar, repassar, de forma gratuita, o conteúdo, como empresas, entidades e órgãos públicos apoiadores desta data.

 

Entidade parceira

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito tem como objetivos fornecer uma plataforma (https://worlddayofremembrance.org/#top) para que as vítimas de sinistros de trânsito e seus familiares possam lembrar de todas as pessoas mortas e gravemente feridas no trânsito, assim como, homenagear e reconhecer o trabalho crucial dos serviços de emergência.

 

Aqui no Brasil, o OBSERVATÓRIO se solidariza com a data e disponibiliza, gratuitamente, em seu site, os materiais traduzidos com a temática do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito pela entidade inglesa para que toda a sociedade possa inserir seus logo e desenvolver ações, como uma forma de recordar e homenagear, todas as vidas perdidas e aqueles que de alguma forma, ficaram lesionados em decorrência de sinistros de trânsito.

 

Essa, é uma data que promove, mundialmente, ações para prevenir mais mortes e lesões no trânsito. É mais uma oportunidade para que a sociedade possa chamar a atenção e cobrar uma resposta legal e apropriada das autoridades para as mortes e lesões nas vias, ruas, estradas e rodovias, assim como, advogar por mais apoio às vítimas do trânsito e às famílias das vítimas.

 

“Nossa intenção é ampliar o trabalho de conscientização, engajar diversos setores da sociedade e lembrar todos que sofrem com os sinistros do trânsito. Não devemos nunca esquecer que, segundo a filosofia Visão Zero, todo sinistro de trânsito é evitável e toda morte devido aos sinistros é inaceitável”, afirma Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO.

 

Segundo o site que promove o Dia Mundial, “essa é uma epidemia real, que afeta principalmente os mais vulneráveis e os nossos jovens, que, além de todo o trauma causado, também tem um impacto econômico devastador para os países, comunidades e famílias”. Conforme destacou o OBSERVATÓRIO em estudo recente, “cerca de um a cada cinco acidentes de trabalho registrados por ano no Brasil – são 500 mil no total – ocorre no trajeto casa-trabalho-casa. Ou seja, mais de 100 mil acidentes por ano, abrangendo as diversas modalidades de transporte.

 

Portanto, o Dia Mundial também tem o importante papel de auxiliar a atingir a meta de redução de 50% nas lesões e mortes no trânsito, mantida pela Segunda Década de Ação para a Segurança no Trânsito (2021-2030), conforme instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2020. Com isso, o OBSERVATÓRIO, disponibiliza gratuitamente, as peças traduzidas em português para que todos possam, da mesma forma que realizaram ações durante o Movimento Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito, lembrar, apoiar e agir pela conscientização e paz no trânsito.

 

Faça como o OBSERVATÓRIO e milhares de entidades pelo mundo. Baixe as peças, apoie essa causa e nos envie as suas ações para que possamos, promover, mundialmente, ações para prevenir e impedir mais mortes e lesões no trânsito!

TODO O MATERIAL É GRATUITO. Cadastre-se e baixe as peças!

Esta é uma das peças disponíveis para você baixar, inserir o seu logo e compartilhar em seus canais, ou imprimir.

HISTÓRIA

 

  • 10 anos depois – em 26 de outubro de 2005 – o Dia Mundial foi adotado pela Assembléia Geral da ONU como “o reconhecimento apropriado para as vítimas de acidentes de trânsito e suas famílias”;

 

  • Para tornar o Dia Mundial oficialmente uma entidade independente, para garantir uma gestão segura e competente e um alcance muito mais amplo por meio de promoção sistemática durante todo o ano e ajuda e aconselhamento aos organizadores, o Dia Mundial foi registrado como Fundação em agosto de 2021;

 

  • Agora, o Dia Mundial é comemorado em todos os continentes – não apenas por ONGs que defendem a segurança no trânsito e as vítimas no trânsito, mas também por governos e todas as partes interessadas relacionadas e relevantes.