Matérias

II MOSTRA NACIONAL MOBI EDUCA PREMIA ESTUDANTES E EDUCADORES DE VÁRIAS PARTES DO PAÍS

Escrito por Portal ONSV

05 DEZ 2022 - 11H53

“Reconhecimento às escolas e professores que trabalharam bem e possibilitaram que seus exemplos inspirem outros professores em qualquer cidade do país”

Foi realizada na última quinta-feira (01/12), a II Mostra Nacional para a Mobilidade Consciente no Trânsito Mobi Educa. A live realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária contou com a presença especial de alunos e educadores que foram homenageados por suas produções educativas de trânsito, Observadores Certificados e membros da diretoria do OBSERVATÓRIO que apresentaram os vencedores de cada categoria.

A equipe organizadora da II Mostra Nacional Mobi Educa recebeu 115 produções distribuídas em seis categorias para alunos: desenho, dissertação; fotografia com descrição; paródia; poesia; e produção livre de vídeo. E duas, para os educadores: produção de vídeo e projeto pedagógico. As produções foram avaliadas por oito comissões, com três avaliadores especialistas que escolheram as melhores produções.

“O sucesso da educação para o trânsito no ensino fundamental é justamente o que vimos hoje, uma atuação conjunta envolvendo toda a comunidade escolar composta pelos professores e as equipes pedagógicas, os alunos e seus familiares. O Programa OBSERVATÓRIO Educa oferece uma trilha pedagógica com conteúdos atuais e estruturados, e estimula essa interação social colocando a segurança no trânsito, a cidadania e a qualidade e preservação da vida como foco central do dia a dia das pessoas”, ressaltou o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.

O evento foi um momento emocionante para todos que puderam prestigiar a aplicação do programa OBSERVATÓRIO Educa em produções textuais, desenhos, vídeos, projetos pedagógicos entre outros, segundo pontuou a Observadora Certificada e coordenadora nacional de suporte pedagógico do Educa, Edira Soares.

“Da mesma forma que aprendemos na família e na escola conceitos de ética, cidadania e respeito ao outro para todas as áreas da nossa vida o Educa tem sido uma ferramenta e estratégia pedagógica eficiente para que os Educadores possam construir com seus alunos este aprendizado para o ambiente do trânsito. As produções da Mobi Educa são um belo exemplo do programa acontecendo na prática”, frisou Edira.

Essas produções foram desenvolvidas durantes as aulas de diversas disciplinas do ensino fundamental como: artes, ensino religioso, língua portuguesa, história, geografia, entre outras. Integrando o tema trânsito a toda grade curricular do ensino fundamental e contextualizado com a realidade de cada região.

A professora Claudia Ayako Bueno da Escola Municipal Álmede Baridotti Galdino comentou sobre o receio que sentiu, por medo de não conseguir atingir os objetivos propostos pelo programa Educa, quando foi convidada a participar do projeto, entretanto, após a realização, percebeu o quanto foi construtivo e prazeroso participar dessa iniciativa.

“Foi encantadora a troca de conhecimentos entre os estudantes. Com o projeto, pensamos em como melhorar nosso bairro e um dos itens vistos, era que a faixa de pedestres estava bem apagada. Fizemos uma carta solicitando a pintura. Para nossa alegria fomos contemplados não só com a pintura, mas estão construindo uma travessia elevada, a qual garantirá mais segurança a todos do bairro. Quero agradecer a todos, em especial a toda equipe do projeto Mobi Educa por esta oportunidade”, relatou a professora.

Para o Observador Certificado e membro da Coordenação Nacional de Suporte Pedagógico do Educa, Ronaro Ferreira, a organização dessa mostra se revelou um grande desafio, exigindo o empenho de mais de 30 Observadores Certificados e parceiros do OBSERVATÓRIO, abrangendo sete estados diferentes. “A maioria de nós nunca se viu pessoalmente, mas estávamos dispostos a trabalhar em conjunto. Foi um grande esforço de trabalho voluntário para dar reconhecimento às escolas e professores que trabalharam bem e possibilitaram que seus exemplos inspirem outros professores em qualquer cidade do país.”

Os Observadores Certificados e também membros da Coordenação Nacional de Suporte Pedagógico do Educa, Adelmo Amorim e Stefania Alvise, ressaltaram a relevância do programa Educa não apenas para a Educação para o Trânsito, mas também, para a formação do cidadão. “Não se pode falar de educação sem amor e com o Programa Educa, nós podemos sentir todo esse amor pela educação”, reforçou o Observador Certificado Adelmo Amorim.

Para Stefania Alvise, “O Educa vai além de um material de Educação para o Trânsito, coloca o educando como protagonista e observador do ambiente em que convive. Torna-se um aprendizado significativo e ativo, concomitantemente, aos princípios éticos e morais desenvolvendo a responsabilidade, empatia, solidariedade, cooperação e consciência cidadã, encerrou.

Assista à II Mostra Nacional para a Mobilidade Consciente no Trânsito Mobi Educa:

[vc_video link="https://youtu.be/93ptLkZ3_Lw" align="center"]

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_empty_space height="80px"]

Clique na imagem e confira a lista com os alunos e professores vencedores:

[vc_single_image image="31194" img_size="2048x822" onclick="img_link_large" img_link_target="_blank" qode_css_animation=""][vc_empty_space height="80px"][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="31200,31201,31203,31204,31205,31206,31207,31208,31209,31211,31212,31213,31214,31215,31216,31217,31218,31219" img_size="full"]

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.