Conheça mais sobre o Programa Laço Amarelo

Para nós, a informação é essencial para um processo de mudança no comportamento do cidadão já formado em diversos ambientes: em casa, na escola, no grupo de amigos, no CFC, etc. Mas, podemos ressignificar esses comportamentos ao longo da vida, diante de uma nova INFORMAÇÃO que nos chega, por vários meios. É passando conteúdos corretos e com um novo significado que vamos formar cidadãos mais responsáveis no trânsito.

Depois de informar, é preciso constantemente lembrar esse mesmo cidadão da importância da prática diária desse novo comportamento seguro no trânsito. Por isso, falar de segurança viária periodicamente é fundamental para a internalização desse novo comportamento. Falar uma vez, explicar uma vez não surtirá o efeito desejado por todos nós na sociedade. Reformação significa reformar esse cidadão o tempo todo. 

Os pilares do Programa Laço Amarelo

Empresa Laço Amarelo

A preocupação com os principais problemas sociais do país é uma constante na maioria das empresas, independentemente do tamanho e da atividade desempenhada. Doenças contagiosas, gripe, prevenção a doenças cardíacas, programas de atividades físicas, tudo para manter a saúde do empregado em dia. Porém, o que muitos esquecem é que há uma epidemia que mata um brasileiro a cada 15 minutos no país e deixa inválido um brasileiro a cada minuto. Essa epidemia que ninguém se dá conta se chama: trânsito!

Um dia você tem um jovem promissor talento, que você viu “crescer” profissionalmente, vê o potencial, já imagina o novo líder daquele setor e quando menos você espera, recebe a notícia que ele sofreu um acidente de trânsito e que, a partir daquele dia, aquele competente profissional não estará mais ali. Qual empresário não passou por isso? Infelizmente, praticamente todos que empreendem no Brasil já tiveram uma situação dessas para resolver. Trabalhar a conscientização no trânsito é prevenir um grave problema de absenteísmo. Se cada um, dentro da sua empresa, informar e cobrar posturas de proteção, conseguiremos reduzir o número de mortes e feridos no trânsito.

Entidade Laço Amarelo

Assim como empresas e Prefeituras, todas as entidades, representantes de todos os segmentos da sociedade, podem ajudar na educação para o trânsito no seu meio de atuação. Ou seja: junto aos associados ou correspondentes, entidades, fundações, associações, entre outras podem se engajarem na conscientização para um trânsito mais seguro. O reconhecimento se dá igualmente como é feito com empresas ou órgãos públicos. O programa permanente de segurança no trânsito é encaminhado mensalmente a entidade e deve ser enviado aos membros da instituição, assim como divulgado pelos canais de comunicação próprios da entidade. Com os atuais dados sobre os acidentes, temos a ciência de que o trânsito consome milhões de recursos que poderiam ser aplicados em outras áreas para melhorar a vida do cidadão.

Custos hospitalares, com reabilitação, assistência social, danos ao patrimônio, a questão da produtividade das empresas por afastamentos, sem contar na imensurável dor que assola as famílias acometidas por um acidente de trânsito nos leva a conclamar toda sociedade a unir-se para combater essa epidemia trágica. Sendo uma entidade, responsável pela disseminação de um comportamento seguro, em todos os trajetos, teremos assim mais voz e alcance para reverter esse quadro. O selo Entidade Laço Amarelo é o compromisso da entidade com um trânsito seguro, respeitoso, ético e cidadão.

Município Laço Amarelo

O programa Município Laço Amarelo se constitui em um reconhecimento ao município que se engajar na conscientização para um trânsito mais seguro. Conteúdos de educação para o trânsito fornecido pelo Programa Laço Amarelo, com foco na percepção de risco, é um programa permanente de segurança no trânsito aplicado junto à sociedade. A iniciativa do programa se deu em razão da necessidade urgente de conscientizar o cidadão de que nenhuma morte no trânsito é aceitável. Pesquisas apontam mais de 60% dos leitos hospitalares são ocupados por acidentes de trânsito, e o custo do absenteísmo por causa dos acidentes de trânsito é altíssimo em todas as áreas produtivas do país.

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério do Trabalho, em abril de 2017, os acidentes de trânsito são a primeira causa de afastamento no trabalho (2.800 mortes e mais de 1.500 incapacitados em 2014), gerando gastos de mais de 200 bilhões de reais aos cofres públicos anualmente. Diante desse quadro, se mostra urgente e necessário a conscientização de toda população frente a um comportamento seguro no trânsito. O 2º parágrafo do 1º artigo do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) diz que “o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.

Por que aderir ao Programa Laço Amarelo?

Reconhecimento
Para gerar Reconhecimento Social como uma Empresa engajada com a CAUSA por um trânsito mais seguro.

Conscientização
Para conscientizar os colaboradores, clientes, distribuidores e fornecedores de maneira padronizada e sistemática, em um esforço nacional para aumentar a cultura de segurança viária.

ODS – ONU
Para estar alinhado aos 17 Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável proclamados por todos os países membros da ONU em 2015.

Fortalecimento
Para fortalecer a imagem da sua EMPRESA frente aos seus colaboradores, familiares e sociedade.

Cultura
Para criar uma Cultura de Segurança Viária na empresa, reduzindo os números de sinistros, gastos e perdas com o afastamento por acidentes de trânsito.

Aliança
Para aliar-se a uma causa que faz a diferença. E se a causa contribuir com sua empresa, reduzindo os afastamentos por acidentes, os resultados serão ainda melhores.

Boleto