Por Maio Amarelo Em Envie suas ações

Maio Amarelo: Circuito de bike movimenta alunos da Escola Egon Werner

Uma das atividades educativas da campanha Maio Amarelo foi realizada nesta sexta-feira (23) na Escola Municipal Egon Werner Bercht, na Vila Industrial. Aproximadamente 300 alunos participaram do circuito de bike pequenos condutores, montado pela equipe do Departamento de Trânsito e Rodoviário da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Toledo (SMST) ao lado da escola. 

Na oportunidade, as crianças puderam aprender que a bicicleta também é um veículo e que precisa respeitar as regras de trânsito. Além das orientações da Guarda Municipal, os alunos puderam simular situações reais. Para isso, o circuito de bike conta com protótipo de semáforo e radar, tem placas de advertência e obstáculos para estimular os pequenos condutores a adquirir destreza na pilotagem. “Sem contar que assim, com esses desafios, deixamos a atividade mais motivadora para eles participarem”, comenta o GM Evandro Dal Rovere. 

As crianças, que muitas vezes ganham a bicicleta e acham que é um brinquedo, na verdade estão conduzindo um veículo pela rua. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a bicicleta é um veículo, um meio de locomoção sustentável, e por isso é que trazemos essas regras básicas de como conduzir ele pelas ruas. E geralmente eles não sabem algumas regrinhas básicas, sempre tem bastante dúvidas nesse sentido. Quanto mais espalhamos as informações, melhores resultados nós acabamos tendo no trânsito como um todo, principalmente porque as crianças aprendem mais rápido”, explica Dal Rovere. 

Relevância - A coordenadora pedagógica da Escola, Denise Meurer, considerou importante realizar esse modelo de atividade com os alunos. “Como ciclistas e moradores próximos da escola, eles fazem uso da bicicleta diariamente e essa atividade só vem ajudar a retomar o que com certeza os pais já ensinaram em casa sobre os cuidados ao atravessar a rua, cuidados com os pedestres, a velocidade com que circulam, essa atenção que eles devem ter quando eles circulam nas ruas com as bicicletas”. 

Aprovação - “Achei legal fazer o circuito, o mais legal foi passar pelas rampas, é mais emocionante, foi a parte que gostei mais. Quando a gente crescer vai ser melhor para andar no trânsito”, avalia a estudante do 2º Ano “A”, Cecília Maria Ferreira (8). Ela já anda de bicicleta e diz que aprendeu durante a atividade sobre como se portar no trânsito, como por exemplo, que a bicicleta deve seguir pela direita, no mesmo sentido dos demais veículos. 

A atividade educativa foi desenvolvida em parceria da Secretaria de Segurança e Trânsito com as secretarias de Educação (Smed) e de Esportes e Lazer (Smel). O Departamento de Lazer, Recreação e Esportes da Natureza da Smel contribuiu com a atividade fornecendo bicicletas para os alunos que não tinham, além do apoio dos integrantes do programa Atleta na Universidade. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Envie suas ações

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.