24 abr 2015 Municípios da RMC vão ganhar novas ferramentas para apoiar gestão do trânsito
O Programa de Apoio à Gestão do Trânsito Municipal, desenvolvido pelo ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) será apresentado na abertura oficial do Maio Amarelo, em Campinas, nesta sexta-feira, dia 24 de abril. O Programa, que teve pré-lançamento no início do mês, em Brasília, será detalhado pelo diretor-presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho, durante as reuniões do Intergastro & Trauma 2015, um dos maiores eventos médicos do Estado de São Paulo, na Expo Dom Pedro, a partir das 19h, no Dom Pedro Shopping.
Dentro do processo de incentivo à municipalização do trânsito, o Programa garantirá às cidades da região duas importantes ferramentas para as ações e planejamento da gestão no trânsito com o objetivo de reduzir acidentes e salvar vidas no trânsito: SOMA e ÍRIS. Ambas foram desenvolvidas pelo próprio Observatório e permitirão o monitoramento das ocorrências e a partir do diagnóstico e análise dos dados, as cidades poderão atuar com mais efetividade na segurança viária.
O SOMA é um sistema de Observação, Monitoramento e Ação para uso interno das prefeituras. Um programa de gestão de dados que reúne informações de órgãos privados como o DPVAT, por exemplo. Já o ÍRIS é um portal de dados aberto a todo internauta e que traz estatísticas de órgãos públicos como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e DataSus (Ministério da Saúde) com o intuito de socializar as informações para todas as camadas da população. Hoje, parte desses dados já estão disponíveis no site do Observatório no link: www.onsv.org.br/portaldados.
As duas ferramentas poderão potencializar as políticas e ações dos gestores do trânsito, sobretudo, os municipalizados. Hoje, 74% das cidades brasileiras ainda não têm a gestão municipalizada do trânsito, destacou Ramalho. Na RMC, dos 20 municípios, 19 têm a gestão do trânsito municipalizada. Apenas Engenheiro Coelho é a exceção.
Toda essa enorme base de dados, organizada e centralizada, poderá subsidiar as ações voltadas para a Engenharia, Operação e Fiscalização do trânsito. O programa ainda prevê apoio à implantação das Escolas Públicas de Trânsito (prevista no CTB, o Código de Trânsito Brasileiro) para a formação de condutores e instrutores, Educação para o Trânsito para as escolas de Ensino Fundamental e conteúdos destinados à sociedade como cursos on-line (à distância), vídeos educacionais, mobilização como a do Movimento Maio Amarelo, disponibilização de materiais multimídia educativos para a educação e formação da cultura da segurança viária dos cidadãos.
A proposta do Observatório é disponibilizar todas as ferramentas, em um primeiro momento, aos municípios da RMC de Campinas – tendo a região como piloto do Programa.
Mais informações sobre o Programa, com a assessoria de imprensa do Observatório, pelo telefone (19) 3801-4500 ou com Daniela Gurgel, pelo celular (19) 9.9937-3270.
Serviço: O Expo Dom Pedro fica no Dom Pedro Shopping, em Campinas, à Avenida Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra.
No Comments