Matérias

OBSERVATÓRIO estuda processo de formação de condutores

Escrito por Portal ONSV

28 JUL 2014 - 16H48

Para o engenheiro Paulo Guimarães, responsável pela área de Pesquisa e Desenvolvimento do Observatório Nacional de Segurança Viária, três fatores principais contribuem para o aumento da suspensão e cassação de carteiras de habilitação.

"Em 2004, não existia o Renainf (Registro Nacional de Infrações de Trânsito). Então, se o condutor cometesse alguma infração fora de seu estado, não recebia multa ou pontuação", diz. "Além disso, a modernização e o advento da Lei Seca, com penas mais severas, também contribuiram para o aumento", complementa o engenheiro.

O principal fator citado por ele, no entanto, é a formação dos condutores. Por isso, o OBSERVATÓRIO deve publicar no próximo mês um trabalho de revisão sobre o processo de formação. "É o maior problema no que diz respeito à cultura de segurança viária. Ele é como uma fábrica de prego torto", ressalta Guimarães.

Questões

Ele conta que o trabalho foi solicitado ao observatório pela Câmara dos Deputados e tem o objetivo de fazer um diagnóstico de todas as etapas do processo de formação de condutores.

"O psicoteste, por exemplo, será que está adequado? Os critérios são uniformizados. Se ele é tão importante, por que não precisamos fazer durante a renovação? Estas são questões que vamos propor", afirma Paulo Guimarães.

O especialista questiona a substituição de aulas práticas na rua pelo simulador de direção, previstas pela Resolução 493/ 2014 do Contran. "É mais uma premissa errada. Os simuladores não substituem as aulas práticas em termos de aprendizado", diz.

Fonte: A Tarde.com

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.