Matérias

Os desafios que o CTB ainda impõe aos municípios

Escrito por Portal ONSV

18 FEV 2021 - 15H43

OBSERVATÓRIO discute como ajudar os municípios a se integrarem ao SNT (Sistema Nacional de Trânsito)

Aconteceu hoje (18), às 10h, o webinar “Responsabilidade da Gestão do Trânsito nos Municípios – Desafios e Oportunidades”, realizado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com apresentação do Observador Certificado, Adelmo Amorim, contou com a participação do coordenador de relacionamentos Marcius D’Avila e, a abertura feita pelo diretor-presidente, José Aurelio Ramalho.

A intenção foi levar informações aos gestores municipais sobre a importância de se fazer o gerenciamento do trânsito municipal. Segundo Marcius, o OBSERVATÓRIO possui todas as competências para dar o apoio necessário ao município no processo de integração ao Sistema Nacional de Trânsito.

“Nós estamos cientes das atuais dificuldades dos municípios, pelo atual momento em que o Brasil enfrenta uma pandemia e também pela falta de profissionais capacitados para essa finalidade. Nesse sentido, acompanhamos no ano passado alguns indiciamentos de gestores públicos de trânsito, em alguns casos até por homicídio e, a ideia mesmo foi levar essa informação, de que o Observatório tem essa competência e, está apto a fazer esse trabalho de apoio aos municípios por meio do programa Laço Amarelo”, explicou Marcius.

Além das campanhas mensais disponibilizadas pelo programa Laço Amarelo, o parceiro do Programa tem acesso ao sistema SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação), a ferramenta de auto avaliação de segurança viária e a possibilidade, dentro de um acordo de cooperação, do desenvolvimento das assessorias na área de Educação, Engenharia, Fiscalização e Sinalização de Trânsito.

Esse foi o 1º webinar sobre esse tema, mas a intenção é realizar esses encontros quinzenalmente, sempre liderados por um OC (Observador Certificado), na região de atuação, onde eles convidarão os municípios a participar do encontro virtual. “Assim, diante dessa rede de OC, hoje já são mais de 300 em todo país, podemos chegar na maioria dos municípios”, afirma Marcius.

Para Adelmo, “o Observatório, por meio dos OC, distribuídos pelo Brasil, apresenta e oferece soluções para uma boa gestão no trânsito, com seus programas, projetos, soluções e principalmente informações técnicas, relevantes e legais que envolvem o trânsito e auxilia a gestão mais profissional com decisões mais assertivas para alcançarmos a segurança viária””, encerra.

Hoje, o webinar registrou a participação de representantes de 13 municípios da Bahia; um município de São Paulo; dois da Paraíba; além da presidente do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito) da Bahia, Margareth Gramacho; o presidente da Comissão de Trânsito da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da Bahia, Átila Queiroz Chagas; Leandro Oliveira Machado, diretor de Mobilidade Urbana de Ourinhos/SP; alguns Observadores Certificados e profissionais da área de mobilidade urbana.

Sest_senat_apresenta_projeto_motorista_serie_a_senatran
Matérias

Sest Senat apresenta o Projeto Motorista Série A para representantes da Senatran

Foi realizada na última terça-feira (12), na sede do Sistema de Transporte, em Brasília, uma reunião entre representantes da Senatran (Secretaria Nacional de Transportes), do Ministério dos Transportes, e representantes do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), que apresentaram o projeto Motorista Série A, iniciativa lançada em 2023, que visa identificar, reconhecer e valorizar motoristas profissionais que desempenham com excelência suas funções profissionais.

Regiao_metropolitana_de_belo_horizonte_registra_quatro_obitos_de_sinistros_de_transito_mesmo_dia
Observadores Certificados

Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG registra 4 óbitos em sinistros de trânsito no mesmo dia

O telejornal MG2 – da TV Globo Minas Gerais - de ontem (14), noticiou quatro óbitos decorrentes de sinistros de trânsito na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, as ocorrências foram registradas no Anel Rodoviário e na rodovia Fernão Dias. O Observador Certificado Ronaro Ferreira foi consultado pela reportagem para explicar as prováveis causas para esses sinistros de trânsito.

Artigo_Mobilidade_das_mulheres_e_seguranca_viaria
Artigos

Mobilidade das Mulheres e Segurança Viária

A mobilidade Urbana não é igual para todos, cada pessoa tem suas próprias necessidades e atividades a realizar na cidade. A mobilidade das mulheres, por exemplo, é formada por deslocamentos complexos e multimodais, visto que sentem o impacto das diversas responsabilidades de trabalho e cuidado, e ainda precisam adaptar seus percursos e meios de transportes para garantirem sua integridade e segurança.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.