Matérias

Papo Livre destaca Agenda Positiva e Maio Amarelo

Escrito por Portal ONSV

12 ABR 2016 - 15H36

Programa da TV Indaiá abordou a questão da Direção Defensiva

"papo-livre-660"

Todos os atores do trânsito podem e devem se antecipar a situações de riscos em seus deslocamentos. A Direção Defensiva nos leva a refletir sobre esses comportamentos que podem contribuir muito para evitar acidentes, afirma a gestora de comunicação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Daniela Gurgel, que participou de mais uma edição do programa Papo Livre da TV Indaiá, neste mês de abril.

Daniela deu destaque a esse tema e as suas consequências, ou seja, os prejuízos que a violência no trânsito resulta para toda a sociedade.

De acordo com a jornalista, o acidente de trânsito é quase sempre resultado de uma infração cometida; e pode ser evitado. “O motorista faz uma ultrapassagem perigosa, desrespeita a velocidade regulamentada, usa o celular na direção – e como consequência se coloca em risco e aos outros também. Mas muito além do perigo, depois que o acidente acontece, os custos são enormes para todos os segmentos”, alerta.

De acordo com a gestora, só em 2013, o Brasil gastou R$ 52 bilhões com as vítimas de acidentes de trânsito. “São custos previdenciários, custos para as empresas, para a saúde e muitos outros – e todos esses recursos poderiam estar sendo investidos em outras áreas como na habitação popular”, exemplifica.

Durante o Programa, o jornalista Jair Italiani, lembrou também tragédias no trânsito e abordou a questão da velocidade enquanto fator de risco, ressaltando os resultados alcançados com a redução da velocidade nas marginais na Capital paulista.

Essas medidas não são simpáticas, mas trazem resultados imediatos, defendeu Daniela.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo também foi lembrado durante o programa. O Movimento foi abraçado pela sociedade, com adesões de várias instâncias, monumentos serão iluminados em todo o país, e conseguimos uma parceria com a ABERT para divulgar spots para as rádios de todo o Brasil para levar mensagens educativas, neste ano, comentou Daniela.

O jornalista Jair Italiani prometeu apoiar o movimento, vestindo amarelo durante todo o mês de maio, para ajudar a lembrar toda a sociedade sobre comportamentos seguros no trânsito.

Ainda no Programa, Daniela destacou outros importantes projetos do OBSERVATÓRIO como o estudo – já bem adiantado – para uma nova formação do condutor no país e a questão da implantação da Educação no Trânsito nas escolas, projeto que já vem sendo discutido com o MEC – Ministério da Educação.

Quem assistiu ao Programa teve a oportunidade ainda de assistir ao vídeo da Agenda Positiva. O programa foi ao ar no dia 6 de abril.

O programa Papo Livre é veiculado pelo Canal 26 UHF (canal aberto) e exibido de segunda a sexta-feira às 19h, dentro da programação da TV INDAIÁ.

O OBSERVATÓRIO participa mensalmente do Papo Livre. Se você perdeu o programa, assista agora. Veja agora!

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.