Matérias

Riscos para motociclistas, “a culpa é dos outros”, aponta pesquisa

Escrito por Portal ONSV

23 NOV 2016 - 12H10

"acidentes-motos"

Os responsáveis pela insegurança a que estão expostos os motociclistas diariamente nas vias e nas rodovias brasileiras são os outros condutores de veículos com os quais o motociclista compartilha o espaço do trânsito.  Esse cenário de conflito é confirmado por uma pesquisa realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, entre os dias 10 e 20 de novembro.

O levantamento foi realizado com cerca de 1.100 visitantes do estande do OBSERVATÓRIO e deste total, 64% atribuíram os riscos a que estão expostos os motociclistas aos que conduzem outros tipos de veículos nas vias. Os riscos de acidentes aos ocupantes de motocicletas foi o tema central da participação do OBSERVATÓRIO nesta edição do Salão do Automóvel.

Para reforçar a conscientização das situações de perigo vividas pelos motociclistas, o estande disponibilizou aos interessados um simulador de direção de moto, fabricado na Espanha e inédito no Brasil. Motoristas não habituados a pilotar motos (ou que nunca as conduziram) foram estimulados a testar o equipamento e, assim, sentirem não apenas a sensação de conduzir uma motocicleta, como também de enfrentar as situações adversas que motociclistas, com frequência, passam.

Do total dos visitantes que responderam ao questionário proposto pelo OBSERVATÓRIO, 86% são do sexo masculino. Entre os visitantes que participaram da pesquisa, 43% não conduzem motos e outros 50% disseram nunca ter se envolvido ou presenciado acidentes com motociclistas. Ainda assim, 47% deles atribuíram a ocorrência de acidente à falta de atenção do motociclista, enquanto 44% ao outro condutor.

A pesquisa também revelou que o aperfeiçoamento na formação do motociclista foi defendido pelos visitantes do estande. 67% apoiam a simulação repetidas vezes para melhorar a reação do futuro motociclista às situações de risco; e o uso de simuladores foi também defendido pela maioria dos que responderam ao  questionário.

Vale destacar que a participação do OBSERVATÓRIO no Salão do Automóvel contou com o apoio do Ministério das Cidades, Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Seguradora Líder-DPVAT e Prosimulador.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.