Notícias

CNN Rádio apresenta o tema do Movimento Maio Amarelo 2021 aos ouvintes, com participação do diretor-presidente do OBSERVATÓRIO

Escrito por Laço Amarelo

04 MAI 2021 - 14H40

Os apresentadores Roberto Nonato e Larissa Calderari, do programa CNN Manhã, da CNN Rádio de ontem (03), conversaram com o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, sobre o tema do Movimento Maio Amarelo deste ano “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”.

Conforme Ramalho explicou, a escolha do tema é pertinente ao momento em que vivemos. “Respeito tem sido um alicerce para tudo. Para que tenhamos uma sociedade mais igualitária, uma condição melhor para toda a sociedade, então, o tema não podia ser melhor do que respeito e responsabilidade, pratique no trânsito”, disse.

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO enfatizou que o ideal seria que todos nós praticássemos esse mote durante todos os meses do ano e que, o momento atual pelo qual passamos com as discussões sobre uso ou não uso da máscara, ou distanciamento social por questões da pandemia de Covid-19, pode ser considerado semelhante aos cuidados no trânsito.

“Tem gente que ainda questiona isso, então, a travessia de pedestre também não é obedecida, a questão do limite de velocidade, é uma falta de responsabilidade quem excede o limite, o não uso do cinto [de segurança], muitas vezes são decisões, escolhas que o cidadão faz e não podemos chamar de fatalidade ou de acidente. Ou seja, o que me levou àquela situação de risco e consequentemente a uma sequela ou um óbito, foi justamente a minha decisão, a minha falta de respeito e a minha falta de responsabilidade”, argumentou.

Questionado sobre quais foram os fatores que contribuíram para a diminuição constante de registros de mortes no trânsito desde 2014, em um levantamento feito entre o período de 2001 a 2019, pelo próprio ONSV, Ramalho ressaltou existem vários fatores que deveriam ser considerados, como a crise econômica, além do aumento das fiscalizações da Lei Seca em vários estados do Brasil, e iniciativas de segurança viária e conscientização para um trânsito mais seguro como o Movimento Maio Amarelo.

“O Maio Amarelo nasce justamente em 2014, quando chegamos ao pico desse número de mortes, eram mais de 40 mil, e de 2014 para cá, a gente vem numa descendente, não tivemos um acréscimo sequer em nenhum dos anos. Não é motivo de comemorar porque o número é elevadíssimo”, alertou.

Perdeu o programa?Assista ou ouça a entrevista completa (a partir de 1:44:49 até 2:00) em:

https://youtu.be/Ol3NwlrKtbA

Blumenau_sc_renova_adesao_ao_programa_municipio_laco_amarelo
Renovação

Blumenau/SC renova adesão ao programa Município Laço Amarelo

O município de Blumenau, em Santa Catarina, renova a parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do programa Município Laço Amarelo. Em vídeo, o coordenador de Educação para o Trânsito, Marco Rebello, fala sobre a importância de promover ações organizadas com conteúdos adequados que dialoguem diretamente com todas as camadas da sociedade, com a finalidade de reduzir lesões e óbitos no trânsito.

Porto_do_Acu_encerra_campanha_verao_sem_acidentes
Notícias

Porto do Açu encerra campanha Verão Sem Acidentes

Cerca de 4 mil pessoas foram sensibilizadas sobre a importância do trânsito seguro, durante os três meses da Campanha Verão Sem Acidentes, promovida pelas empresas do Porto do Açu, nas rodovias RJ 240, BR 356 que ligam às praias da região Norte do Rio de Janeiro, e também dentro do complexo portuário. Integrante do programa Empresa Laço Amarelo, a empresa destaca como os materiais recebidos foram utilizados para reforçar o tema dessa ação entre os motoristas.

Mercedes_Benz_do_Brasil_renova_adesao_ao_progrrama_empresa_laco_amarelo
Renovação

Mercedes-Benz do Brasil renova adesão ao programa Empresa Laço Amarelo

A Mercedes-Benz do Brasil, presente no País há mais de 67 anos, uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e ônibus da América Latina, renova a adesão ao programa Empresa Laço Amarelo. Na parceria firmada com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a empresa reforça o seu compromisso com a segurança e educação para o trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laço Amarelo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.