OBSERVATÓRIO EDUCA

O Programa OBSERVATÓRIO EDUCA percorreu um longo caminho até ser aprovado pelo governo e órgãos de trânsito, e ser considerado um conteúdo aceito e indicado para ser trabalhado dentro das escolas. O material foi apresentado à SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) - antigo Denatran - em meados de 2016.

No final de 2016, em reunião com a equipe técnica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, o OBSERVATÓRIO formatou uma agenda de conversas a serem realizadas em 2017, voltadas a essa finalidade.

Em 20 de setembro de 2017, durante o Seminário dos 20 anos do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) entregou todo o conteúdo ao Ministério da Educação para análise. O Ministério da Educação, por sua vez, aprovou o conteúdo proposto. Em novembro de 2017, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou sem nenhuma ressalva o material.

Material didático - Professor

O Programa EDUCA oferece uma abordagem crítica ao relevante tema de Educação para o Trânsito, sempre com o objetivo maior de preservar vidas. Com um conteúdo alicerçado na legislação brasileira e totalmente alinhado com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular da Educação, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária disponibiliza conteúdos que contemplam o Ensino Fundamental para formar cidadãos que contribuam com uma melhoria continua e um transitar mais seguro, reduzindo o número de ocorrências de trânsito no país.

O programa Educa faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana. O Projeto de livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluem manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Paralelo a esse trabalho, há ainda uma formação a distância que é oferecida para os educadores e coordenadores que estão desenvolvendo o programa.

As atividades propostas no Programa EDUCA são apresentadas com carga horária adequada à sua completa utilização. Apresenta ainda o Manual de Referencial Teórico, facilitando sobremodo a capacitação dos professores.

Material didático - Aluno

Mobi Educa

A Mobi Educa (Mostra Nacional para a Mobilidade Consciente no Trânsito) é um concurso, em forma de incentivo aos participantes do Educa, onde professores e alunos participam. Nas mais diversas categorias como: desenho, pintura, poesia, vídeos, maquetes, entre outras formas de arte, tem como intuito reunir produções relativas ao conhecimento repassado pelo Programa ao longo do ano. Sua primeira edição foi em 2021.

Assista:
  • II Mostra Mobi Educa II Mostra Mobi Educa
  • Veja também: Dia D - EDUCA Veja também: Dia D - EDUCA

“A Mobi Educa tem se consolidado como um momento importante de culminância e reconhecimento do trabalho de alunos e educadores que fazem parte do Programa OBSERVATÓRIO Educa. Foi muito gratificante encerrar as atividade de 2022, recebendo mais de 100 produções nas categorias vídeo, fotografia, dissertação, poesia, desenho e projeto de educadores das diversas regiões do país. É possível identificar nesses trabalhos que a metodologia do Programa está sendo aplicada com eficiência nas escolas e a cada ano, o interesse e o número de participantes aumenta.” Edira Soares, Coordenadora do Programa Educa


Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Projetos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.