O Programa OBSERVATÓRIO EDUCA percorreu um longo caminho até ser aprovado pelo governo e órgãos de trânsito, e ser considerado um conteúdo aceito e indicado para ser trabalhado dentro das escolas. O material foi apresentado à SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) - antigo Denatran - em meados de 2016.
No final de 2016, em reunião com a equipe técnica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, o OBSERVATÓRIO formatou uma agenda de conversas a serem realizadas em 2017, voltadas a essa finalidade.
Em 20 de setembro de 2017, durante o Seminário dos 20 anos do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) entregou todo o conteúdo ao Ministério da Educação para análise. O Ministério da Educação, por sua vez, aprovou o conteúdo proposto. Em novembro de 2017, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou sem nenhuma ressalva o material.
O Programa EDUCA oferece uma abordagem crítica ao relevante tema de Educação para o Trânsito, sempre com o objetivo maior de preservar vidas. Com um conteúdo alicerçado na legislação brasileira e totalmente alinhado com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular da Educação, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária disponibiliza conteúdos que contemplam o Ensino Fundamental para formar cidadãos que contribuam com uma melhoria continua e um transitar mais seguro, reduzindo o número de ocorrências de trânsito no país.
O programa Educa faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana. O Projeto de livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluem manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Paralelo a esse trabalho, há ainda uma formação a distância que é oferecida para os educadores e coordenadores que estão desenvolvendo o programa.
As atividades propostas no Programa EDUCA são apresentadas com carga horária adequada à sua completa utilização. Apresenta ainda o Manual de Referencial Teórico, facilitando sobremodo a capacitação dos professores.
A Mobi Educa (Mostra Nacional para a Mobilidade Consciente no Trânsito) é um concurso, em forma de incentivo aos participantes do Educa, onde professores e alunos participam. Nas mais diversas categorias como: desenho, pintura, poesia, vídeos, maquetes, entre outras formas de arte, tem como intuito reunir produções relativas ao conhecimento repassado pelo Programa ao longo do ano. Sua primeira edição foi em 2021.
“A Mobi Educa tem se consolidado como um momento importante de culminância e reconhecimento do trabalho de alunos e educadores que fazem parte do Programa OBSERVATÓRIO Educa. Foi muito gratificante encerrar as atividade de 2022, recebendo mais de 100 produções nas categorias vídeo, fotografia, dissertação, poesia, desenho e projeto de educadores das diversas regiões do país. É possível identificar nesses trabalhos que a metodologia do Programa está sendo aplicada com eficiência nas escolas e a cada ano, o interesse e o número de participantes aumenta.” Edira Soares, Coordenadora do Programa Educa
Imprensa
imprensa@onsv.org.br
Contato
Estrada Dr. Altino Bondensan, 500 Eugênio de Melo
Parque Tecnológico, Centro Empresarial II, sala 2401
São José dos Campos – SP
CEP: 12247-016
+55 (19) 3801-4500
onsv@onsv.org.br
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Projetos