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COM QUE ROUPA EU VOU

Escrito por Laço Amarelo

03 JUL 2020 - 23H03

Intimamente

todos, sem qualquer exceção, se questionam, sobre a roupa adequada a ser

utilizada na condução de uma motocicleta. Neste artigo falarei sobre a roupa

adequada para quem pilota uma moto e também quais são os equipamentos destinados

a proteção a fim de diminuir os riscos.

Dentre os

equipamentos de segurança do motociclista temos os capacetes, jaquetas e calças

com protetores, botas como solado antiderrapante, luvas, além de capas de

chuva. O capacete é o equipamento de maior importância e deve obedecer às

regulamentações legais, ter fixação adequada (engates, cintas e botões) e sem

folgas, isto porque em eventual acidente a obediência a estas regras pode

salvar a sua vida.

As viseiras são

de grande importância na segurança do motociclista, portanto devem ser

resistentes e transparentes para proporcionar mais visibilidade e proteção

contra agentes externos, e tem por finalidade proteger os olhos e a face, assim

como os óculos, que devem permitir utilização simultânea com lentes de grau e

ser apropriados para condução de motocicletas. Durante a condução da

motocicleta, um corpo estranho (areia, pedra, vidro etc.) pode ser lançado em

direção ao motociclista que, em reação automática ao incomodo, poderá retirar

mão do guidão, ou mesmo perder atenção e equilíbrio, na tentativa de se livrar

daquele corpo estranho.

As vestimentas

adequadas são aquelas elaboradas para a maior segurança do motociclista e a

garupa, confeccionadas com tecidos resistentes, cores vivas e faixas reflexivas,

preferencialmente nas costas e braços, proteção reforçada nos cotovelos,

ombros, costelas, coluna e tórax, joelhos e, muitos deles contem isolamento

térmico para maior conforto nos dias frios.

Nesse sentido a

utilização de bermudas deixa o piloto vulnerável a queimaduras durante a

pilotagem (aquecimento do motor da moto) e também a lesões por pedras e

objetos; regatas, camisetas ou roupas muito finas também causam o mesmo efeito,

tornando o motociclista desatento ou submetido aos efeitos da surpresa que

podem causar, em milésimos de segundos, um acidente de grandes proporções, até

mesmo em razão da insuficiência de proteção.

O colete de

segurança é de uso obrigatório para transporte de cargas em motocicletas e

motonetas e deve contribuir para a sinalização do usuário tanto de dia como

noite por meio de elementos retro reflexivos e fluorescentes combinados.

Luvas de proteção

são importantes para proporcionar conforto térmico e proteção e são

indispensáveis aos motociclistas que adotam a pilotagem segura. Além de proteger

a mão no caso de acidentes (sabemos que a mão é a primeira a tocar o solo em

uma queda), evita o ressecamento da pele pelo vento e queimaduras provocadas

pelo sol.

O motociclista

deve utilizar calçados que protejam os pés e que tenham sola de borracha ou

material similar de modo a impedir que o motociclista perca o controle da moto,

mesmo em pisos escorregadios. Chinelos e calçados com cadarço devem ter alguns

cuidados porque podem escorregar, soltar tiras ou enroscar no pedal do câmbio,

comprometendo a segurança do motociclista.

O tempo muda e

não manda recado, por isso, as capas de chuvas são necessárias para evitar

molhar as roupas. Roupa molhada e vento podem diminuir a temperatura do corpo e

causar sérios danos à saúde.

Alguns acessórios

devem ser evitados ou pelo menos, merecem cuidado especial, tais como cachecol,

lenços, cordões com chaves ou crachás, que esteja preso ao pescoço uma vez que

em eventual acidente pode provocar o enforcamento do motociclista. Assim como

bolsas a tira colo, mochilas, e outros objetos, não devem ser pendurados sob o

corpo para não provocar desequilíbrio, distração e perda do controle da

motocicleta.

Por este motivo,

para responder à pergunta “Com que roupa eu vou” levamos a vocês esta reflexão

que, escolher a roupa mais segura e adequada pode não ser a opção mais bonita,

elegante ou mesmo, a que esteja na moda, mas certamente é aquela que tornará

sua viagem mais segura e prazerosa.

Lylian Tsai,

Núcleo de

Motociclismo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária

https://youtu.be/zVEK8u-FJgA

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