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DECLARAÇÃO DE ESTOCOLMO PARA SEGURANÇA VIÁRIA 2020/2030

Escrito por Laço Amarelo

14 MAI 2020 - 13H06

José Luiz Britto Bastos

Especialista em Transporte e Trânsito e Observador Certificado     

Em 2009, no mundo, os acidentes de trânsito ceifaram 1,25 milhão de vidas. A ONU, preocupada com essa tragédia, convocou o mundo, através de seus 192 países membros a reduzirem em 50% esse impressionante número de vítimas fatais, realizando em Moscou na Rússia a Primeira Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária. Naquele ato foi criada a Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011/2020, através da qual governos de todo o mundo se comprometeram a tomar medidas para prevenir a tragédia dos acidentes de trânsito.

Na ocasião, 140

países estiveram presentes na conferência realizada naquele país, 178 países

aderiram, mas os resultados não foram os esperados. Pouco

se fez, pouco mudou no mundo com o objetivo de reduzir à metade esses

acidentes.

Em 2015, foi a vez do Brasil

sediar a Segunda Conferência Global de Alto Nível sobre segurança viária, que

culminou com a Declaração de Brasília. Os mesmos princípios da Declaração de

Moscou foram abordados e novamente, apoiados por 120 países. Na ocasião foram acrescentadas

medidas para priorizar a segurança de: pedestre, ciclistas, motociclistas e

usuários de transportes públicos.

A Organização das Nações

Unidas - ONU, em parceria com a Organização Mundial de Saúde – OMS, realizou no

final de fevereiro de 2020 a 3ª Conferência Mundial sobre Segurança Viária,

reunindo autoridades de mais de 140 países em Estocolmo na Suécia, para

discutir o avanço alcançado e as diretrizes da próxima década, 2020/2030, para

a segurança viária. Como resultado dessa Conferência foi elaborada a Declaração

de Estocolmo, que apontou o caminho que todo o mundo deve trilhar para reduzir

em 50% o total de mortes no trânsito até 2030, e buscar zerar esses acidentes

até o ano de 2050, sobretudo, considerando a necessidade de promover uma

abordagem integrada à segurança viária, num sistema seguro da “Visão Zero”, um

conceito de segurança

viária originado na Suécia e que pode ser resumido no seguinte:

nenhuma vida perdida no trânsito é aceitável. A abordagem baseia-se no

fato de que pessoas cometem erros – e esses erros podem ser prevenidos a partir

de medidas de segurança como alterações no desenho viário e, principalmente,

redução dos limites de velocidade.

Mas como poderá ser isso? Será

que vamos novamente incorrer na mesma acomodação da década que termina agora,

2011/2020? Sim porque hoje, já não são mais 1,25 milhão de mortos por ano, nos

acidentes de trânsito no mundo, mas 1,35 milhão, sendo que a maioria desses

acidentes, podem ser evitáveis, e ocorrem exclusivamente por culpa dos

condutores de veículos automotores, ou seja, um problema meramente

comportamental, que deve ser corrigido com educação. Criado em 2014 pelo OBSERVATÓRIO

Nacional de Segurança Viária o movimento Maio Amarelo chama a atenção da

sociedade no sentido de preservar a vida no trânsito; esse ano com o tema: “perceba

o risco, proteja a vida”! Por causa do COVID-19, serão realizadas apenas

atividades virtuais. Mas o objetivo é, principalmente, ensinar, hoje, as

crianças, a respeitarem as leis de trânsito. Quanto aos atuais atores do

trânsito, por enquanto, a solução é ampliar a fiscalização e punir

exemplarmente os infratores!

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A Transportadora Garbuio, empresa há mais de 50 anos na estrada, renova pelo segundo ano seguido a parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do programa Empresa Laço Amarelo e reforça o compromisso em prol da conscientização e segurança para o trânsito brasileiro. O gerente de Segurança da Garbuio, Rafael Lopes, fala no vídeo sobre a importância da adesão ao programa Laço Amarelo, os impactos positivos parceria e os desafios diários pela paz no trânsito.

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