O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi procurado pelo jornal Bom Dia Cidade, da EPTV Campinas, emissora afiliada à Rede Globo, para comentar o aumento no número de homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) no trânsito de Campinas, cidade do interior do estado de São Paulo.
Segundo dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do estado de São Paulo, de janeiro a outubro deste ano, foram registrados 90 casos de homicídio culposo no trânsito de Campinas. Mesmo com todas as restrições de circulação devido à quarentena, o número de vítimas desse período superou os 87 óbitos registrados em todo o ano de 2019. Ainda para se ter uma ideia, em 2018, foram 77 registros.
Segundo o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, apesar das restrições e isolamento social causados pela pandemia de COVID-19, em algumas cidades o número de sinistros de trânsito registrou aumento.
“Diminuiu o número de veículos na via, mas houve um aumento significativo de deliveries, motocicletas circulando, muita gente não preparada. O desemprego faz com que o cara busque uma motocicleta na garagem e coloque na rua e, esse despreparo, associado à necessidade, gera esse caos que a gente está vendo”, argumentou Ramalho.
Segundo avaliou o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, as cidades precisam desenvolver um olhar mais atento para o trânsito. “Falta uma política pública focada na questão do trânsito, o trânsito é mobilidade, é deslocamento de pessoas e isso, tem que ser tratado como política pública”, encerrou.
Assista à reportagem completa em: https://globoplay.globo.com/v/9083303/
APOIADOR SOCIAL: VELOE APOIA AÇÕES DO OBSERVATÓRIO EM PROL DO TRÂNSITO SEGURO
A Veloe, solução que nasceu para tornar a mobilidade urbana mais fluida e simples e a gestão de frotas leves e pesadas mais eficiente, reafirma o seu compromisso com a mobilidade, a segurança viária e as boas práticas de ESG ao contribuir com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, agora como Apoiador Social, por meio de atividades que visam promover uma transformação social em benefício da mudança de comportamento no trânsito.
COCA-COLA FEMSA BRASIL RENOVA ADESÃO AO PROGRAMA LAÇO AMARELO
A Coca-Cola FEMSA Brasil, fabricante do sistema Coca-Cola com maior volume de vendas no mundo, atendendo mais de 93 milhões de consumidores no País, renova a parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do programa Empresa Laço Amarelo e reforça o compromisso em prol da conscientização e segurança para o trânsito brasileiro.
VITÓRIA DA CONQUISTA/BA RENOVA ADESÃO AO PROGRAMA MUNICÍPIO LAÇO AMARELO
Vitória da Conquista, município no estado da Bahia, renova a parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do programa Município Laço Amarelo, e dá um passo significativo para fortalecer o compromisso conjunto em relação à segurança e à educação no trânsito para a população.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.