Os radares fixos ou portáteis terão que estar visíveis e sinalizados no País, segundo a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), definido pela Resolução Nº798, que traz outras mudanças que entrarão em vigor no domingo (01/11), como informa o jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, com participação do diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, que comenta essas alterações.
Conforme as novas regras, os radares deverão estar perto de placas que sinalizem a velocidade máxima permitida no trecho e deverão estar visíveis para os motoristas, sem a possibilidade de ficarem escondidos. As multas precisarão ter imagens registradas no momento da infração e as coordenadas da localização do radar.
No caso dos equipamentos fixos, só poderão ficar em pontos críticos que ofereçam risco de acidentes, principalmente para pedestres e ciclistas. Os radares móveis não poderão mais ser operados por empresas terceirizadas, apenas por agentes de trânsito uniformizados e visíveis no momento da autuação.
Os radares novos, instalados a partir de 01 de novembro, precisam respeitar essa nova determinação, os que estão ativos, terão um ano para se readequarem às regras. O Contran diz que essa mudança privilegia a educação ao invés da punição.
Para o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, a transparência na fiscalização é boa, mas sem investimento em educação para o trânsito, o mau motorista que é flagrado pelos radares, vai continuar desrespeitando os limites de velocidade.
“Eu vou reduzir a minha velocidade, sabendo que ali tem uma fiscalização, metros depois, eu vou acelerar novamente. Você pode enganar as leis de trânsito, mas você não consegue enganar a lei da física. Porque no caso de um acidente, a lei da física vai te matar, porque você está sem o cinto, porque você está acima do limite de velocidade, porque você está sem cadeirinha”, adverte.
Assista em: https://globoplay.globo.com/v/8982482/
Observatório realiza Laço Amarelo Day
Nesta quarta-feira (25), o Observatório Nacional de Segurança Viária realizou o Laço Amarelo Day no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, local da sede do Observatório.
CFC Ebenézer adere ao programa Empresa Laço Amarelo
O Centro de Formação de Condutores (CFC) Ebenézer, localizado em Minas Gerais adere ao programa Empresa Laço Amarelo, criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para reforçar o seu compromisso com a cultura da segurança viária no Brasil.
Instituto Elisabetha Randon renova adesão ao Laço Amarelo
O Instituto Elisabetha Randon (IER), instituto social da Randoncorp, é uma Organização da Sociedade Civil com Interesse Público (OSCIP) que há 20 anos promove ações de educação, cultura, assistência social e segurança no trânsito para transformar vidas. Dessa forma, renova a parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio da Adesão Starter ao programa Entidade Laço Amarelo, reforçando, mais uma vez, seu compromisso com a conscientização e segurança no trânsito brasileiro.
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