A
partir deste ano, os automóveis deverão sair de fábrica com 3 novos itens de
segurança obrigatórios, no Brasil: o cinto de três pontos, o encosto de cabeça
para todos os assentos do veículo e oferecer ao menos um ponto de fixação para
o Isofix para cadeirinhas infantis. José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do
OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária comentou sobre essa obrigatoriedade
durante o programa Rádio Livre, da Rádio Bandeirantes.
Segundo
Ramalho, esses novos itens de fábrica melhoram a segurança automotiva,
principalmente para as crianças, além disso, comenta: “O OBSERVATÓRIO trabalhou
muito na questão do ABS e do Airbag. A hora que você unifica esses modelos,
você reduz o custo de produção desse equipamento e por isso, hoje é uma coisa
absorvida, inclusive, isso não faz com que o veículo sofra aumentos de valores
e de custos elevados”, diz.
O
diretor-presidente do OBSERVATÓRIO fala que essa obrigatoriedade permite o
debate que leva o consumidor a buscar e exigir cada vez mais por modelos e
itens que prezem pela segurança de seus usuários. Como ele cita: “Essa
exigência vem pela busca do produto, hoje por exemplo, é quase impossível você
vender um veículo sem ar condicionado”, avalia.
Ramalho encerra alertando sobre a necessidade de alertar a sociedade para a percepção de risco e que só assim, ela mudará o comportamento: “Se uma mãe soubesse que a 30 km/h., o filho dela pode vir a óbito, se você falar isso na porta de uma maternidade para uma mãe, orientar a sociedade, eu tenho certeza que ela não vai deixar o filho dela sem o cinto, sem a cadeirinha”, conclui.
Ouça o programa completo:
APOIADOR SOCIAL: VELOE APOIA AÇÕES DO OBSERVATÓRIO EM PROL DO TRÂNSITO SEGURO
A Veloe, solução que nasceu para tornar a mobilidade urbana mais fluida e simples e a gestão de frotas leves e pesadas mais eficiente, reafirma o seu compromisso com a mobilidade, a segurança viária e as boas práticas de ESG ao contribuir com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, agora como Apoiador Social, por meio de atividades que visam promover uma transformação social em benefício da mudança de comportamento no trânsito.
COCA-COLA FEMSA BRASIL RENOVA ADESÃO AO PROGRAMA LAÇO AMARELO
A Coca-Cola FEMSA Brasil, fabricante do sistema Coca-Cola com maior volume de vendas no mundo, atendendo mais de 93 milhões de consumidores no País, renova a parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do programa Empresa Laço Amarelo e reforça o compromisso em prol da conscientização e segurança para o trânsito brasileiro.
VITÓRIA DA CONQUISTA/BA RENOVA ADESÃO AO PROGRAMA MUNICÍPIO LAÇO AMARELO
Vitória da Conquista, município no estado da Bahia, renova a parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do programa Município Laço Amarelo, e dá um passo significativo para fortalecer o compromisso conjunto em relação à segurança e à educação no trânsito para a população.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.