Notícias

Percepção de risco: salva-vidas do trânsito

Escrito por Laço Amarelo

01 DEZ 2020 - 10H00

Todos nós gostamos de ir à praia que são protegidas pelos salva-vidas, não é mesmo? Também gostamos que as ruas e os condomínios tenham câmeras de vigilância, afinal, assim nos sentimos mais seguros. E sabemos que, tudo o que acontecer conosco num shopping ou num banco, será facilmente resolvido, devido ao monitoramento pelas câmeras de segurança.

Agora, você já parou para pensar no trabalho dos Agentes de Trânsito? Pois é, um Agente ou um Policial têm papel fundamental para que o trânsito esteja ordenado e seguro. Afinal, todas as vezes que nos deparamos com um profissional desses, imediatamente passamos a agir de forma mais respeitosa e cautelosa.

Já pensaram numa cidade onde, em cada esquina houvesse um Agente de Trânsito? Certamente o número de acidentes seria infinitamente menor, pois ninguém desrespeita as regras, na frente de um agente fiscalizador. O mesmo acontece quando você, condutor, sabe que logo à frente tem um radar de velocidade. Seu comportamento muda; a velocidade reduz, mas, logo que você passa pelo radar, o limite máximo de velocidade da via, deixa de ser respeitado novamente. Infelizmente.

Ser um Agente de Trânsito, um policial militar ou mesmo um policial rodoviário requer treinamento e estudo. O cidadão para ocupar esses cargos passa por uma capacitação rigorosa para conhecer todas as regras do trânsito e aprende também como deve agir em cada situação.

Porém, nem sempre eles têm esse reconhecimento da sociedade. Na maioria das situações onde eles precisam punir quem cometeu alguma infração, eles são tratados com desprezo e desacato.

A intenção do Programa Laço Amarelo é trazer uma reflexão sobre o papel das autoridades de trânsito, seja na rua, seja na rodovia, para que, ao invés de desprezar, você passe a agradecer a presença desses policiais por onde você passar. Tenha a certeza de que, naquele local onde há a presença do Agente de Trânsito ou do policial, dificilmente acontecerá um sinistro de trânsito. Eles nos protegem; eles tornam a rua um espaço mais seguro para transitarmos. Respeite o Agente. Respeite o policial. Perceba o risco. Proteja a vida. Programa Laço Amarelo.

NTU_renova_aprceria_por_meio_de_associacao_ao_programa_entidade_laco_amarelo
Renovação

NTU renova parceria por meio de associação ao programa Entidade Laço Amarelo

A NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), que representa mais de 500 empresas de ônibus em todo o Brasil, renova a parceria firmada com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária por meio da associação ao programa Entidade Laço Amarelo. O diretor executivo da NTU, Francisco Christovam fala sobre o compromisso da instituição com a segurança viária do país e como utiliza os materiais do Laço Amarelo para esse objetivo.

Riffel_renova_adesao_ao_programa_empresa_laco_amarelo
Renovação

Riffel renova adesão ao programa Empresa Laço Amarelo

A Riffel Moto Peças reafirma o seu comprometimento com a segurança para o trânsito com a renovação da parceria estabelecida com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do Programa Empresa Laço Amarelo. A coordenadora de Marketing da Riffel, Bárbara Moser, fala sobre as ações e iniciativas desenvolvidas pela empresa em busca da redução dos sinistros de trânsito e como os materiais recebidos pelo programa Empresa Laço Amarelo possibilitam para essa conscientização.

Divinopolis_MG_renova_parceria_por_meio_da_associacao_com_o_programa_Municipio_Laco_Amarelo
Renovação

Divinópolis/MG renova parceria por meio da associação com o programa Município Laço Amarelo

O município de Divinópolis, localizado próximo à Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, renova parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio da associação com o programa Município Laço Amarelo. O secretário Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Divinópolis, Lucas Estevam, fala sobre os desafios para implementar ações de segurança no trânsito no município e como o programa Laço Amarelo contribui nesse sentido.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laço Amarelo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.