Bárbara Vita
Edira Pólido do Carmo Soares
Eixo III do Grupo de Estudos em Psicologia e Comportamento Humano
Este é o tema definido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) para o Movimento Maio Amarelo neste ano de 2021.
Ao analisar as disposições preliminares de nosso CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em seu artigo 1º, parágrafo segundo, é possível observar que “O trânsito em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar este direito”, mas também convidamos a refletir sobre a educação para o trânsito, que em seus artigos 74 e 76 também é priorizada como direito do cidadão em todos os níveis de ensino.
Na atualidade, torna-se importante analisar o CTB fazendo esta correlação com o comportamento do cidadão, levando em consideração a importância da compreensão do conceito de trânsito, pois é justo essa compreensão que vai se tornar a base do comportamento do cidadão nas vias públicas. Entender estas interfaces nos levam a refletir como são complexos os fundamentos para mudanças comportamentais e o quanto deveríamos investir na educação para um trânsito seguro.
Leia o artigo completo em: https://bit.ly/3xjuNNe
Bárbara Vita – Observadora Certificada desde 2019, reside em Recife (PE), instagram: @barbara.vitabarbosa
Empreendedora Social. Especialista em Psicologia do trânsito, Msc em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável UPE e Pesquisadora Catalisa ICT.
Edira Soares – Observadora Certificada desde 2020, reside em Arapiraca (AL), instagram: @edirasoares
Analista de Trânsito do Detran de Alagoas, professora universitária, especialista em gestão pública pela Ucam/RJ, mestre em engenharia de produção pela UFPE, atua na gestão de projetos de educação para o trânsito desde 2013.
J.Silveira renova adesão ao programa Empresa Laço Amarelo
A J. Silveira Transportes, com mais de três décadas de experiência no setor de transporte rodoviário, renova sua parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária por meio do programa Empresa Laço Amarelo na modalidade Starter, reforçando seu compromisso com a conscientização e segurança no trânsito brasileiro.
ABAR adere ao programa Entidade Laço Amarelo
A Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) - uma entidade que desempenha um papel fundamental no cenário regulatório do Brasil, firma parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária por meio da adesão ao programa Entidade Laço Amarelo na modalidade Pro.
Diálogo Diário de Segurança: EPR Vias do Café promove palestra sobre a importância do uso da seta
A EPR Vias do Café, integrante do programa Laço Amarelo e comprometida com a segurança viária, promoveu um bate-papo no dia 9 de janeiro, na sede administrativa em Varginha/MG.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.