Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO defende investimento em mobilidade urbana e educação para o trânsito
Falta de investimento em mobilidade urbana e infraestrutura para a prática de ciclismo em Poços de Caldas, cidade do Sul de Minas Gerais, é tema da reportagem da TV Poços que ouviu praticantes do esporte e a Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Stefania Alvise.
Com a pandemia de covid-19, as pessoas voltaram a experimentar novas formas de convivência, distração e locomoção. O uso da bicicleta para práticas de exercícios ou como meio de locomoção voltou a ser empregado por uma parcela da população poços-caldense, que encontra dificuldades em realizá-las pela precariedade ou ausência de espaços adequados para essas práticas como relataram os ciclistas na reportagem.
Segundo a Observadora Certificada Stefania Alvise comenta, como houve um aumento no uso das bicicletas recentemente, é preciso que a gestão municipal invista mais na mobilidade urbana: “É hora de a cidade prestar bastante atenção nessa parte de mobilidade urbana, acessibilidade e investir na infraestrutura, na construção, na interligação das ciclovias”.
A reportagem ouviu os pedidos e reclamações feitos pelos ciclistas da cidade, assim como, as preocupações pela falta de espaço e segurança adequada para a prática do esporte. Stefania finalizou a reportagem com um alertar sobre o respeito às regras de trânsito tanto por parte dos condutores, quanto pelos ciclistas.
“Respeitem as bicicletas no trânsito, dando o distanciamento de 1,5 metro, porque houve um estudo que [demonstra que] 1,5 metro, caso a pessoa caia, não venha a sofrer grandes acidentes ou atropelamentos. Então, mantenha o distanciamento. O que as pessoas fazem muitas vezes, é uma falta de educação no trânsito, apertando e fazendo com que os ciclistas muitas vezes saiam até da rua. Na calçada não é o lugar do ciclista andar! O ciclista por sua vez também, deve respeitar o Código de Trânsito Brasileiro, andar sempre na mão da via, respeitar o semáforo, então tem uma série de condutas também e, os EPI’s necessários que os ciclistas devem usar”, encerra.
Assista à reportagem completa em:
https://www.facebook.com/tvpocos/videos/5619728601386067
Imagem: TV Poços
APOIADOR SOCIAL: VELOE APOIA AÇÕES DO OBSERVATÓRIO EM PROL DO TRÂNSITO SEGURO
A Veloe, solução que nasceu para tornar a mobilidade urbana mais fluida e simples e a gestão de frotas leves e pesadas mais eficiente, reafirma o seu compromisso com a mobilidade, a segurança viária e as boas práticas de ESG ao contribuir com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, agora como Apoiador Social, por meio de atividades que visam promover uma transformação social em benefício da mudança de comportamento no trânsito.
COCA-COLA FEMSA BRASIL RENOVA ADESÃO AO PROGRAMA LAÇO AMARELO
A Coca-Cola FEMSA Brasil, fabricante do sistema Coca-Cola com maior volume de vendas no mundo, atendendo mais de 93 milhões de consumidores no País, renova a parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do programa Empresa Laço Amarelo e reforça o compromisso em prol da conscientização e segurança para o trânsito brasileiro.
VITÓRIA DA CONQUISTA/BA RENOVA ADESÃO AO PROGRAMA MUNICÍPIO LAÇO AMARELO
Vitória da Conquista, município no estado da Bahia, renova a parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do programa Município Laço Amarelo, e dá um passo significativo para fortalecer o compromisso conjunto em relação à segurança e à educação no trânsito para a população.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.