As alterações no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) - que seguem para aprovação do presidente da República -, foram tema de uma das reportagens do SPTV 1ª Edição, da Rede Globo, de terça-feira (06/10). O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, foi procurado para comentar sobre algumas dessas mudanças.
Entre as mudanças abordadas pela reportagem, estão o uso dos corredores entre os carros pelos motociclistas, o aumento da pontuação máxima permitida, o prazo para renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o uso das cadeirinhas para crianças e o agravamento na punição para crimes de trânsito.
Para o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, o fim das penas alternativas para crimes de trânsito, como trabalho voluntário e cestas básicas, é uma vitória. “Se você causar um atropelamento ou morte, causada por embriaguez no trânsito, você vai preso! Eu acho que esse é o maior avanço que a Lei 3267, trouxe”, argumentou.
Sobre a liberação dos corredores para os motociclistas, Ramalho defende a educação para o trânsito como ferramenta para manutenção da segurança viária para o País.
“Se você é formado com a questão da percepção do risco, o próprio motociclista não vai se colocar em risco andando em alta velocidade nesse corredor”, conclui.
Assista à matéria completa em:
APOIADOR SOCIAL: VELOE APOIA AÇÕES DO OBSERVATÓRIO EM PROL DO TRÂNSITO SEGURO
A Veloe, solução que nasceu para tornar a mobilidade urbana mais fluida e simples e a gestão de frotas leves e pesadas mais eficiente, reafirma o seu compromisso com a mobilidade, a segurança viária e as boas práticas de ESG ao contribuir com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, agora como Apoiador Social, por meio de atividades que visam promover uma transformação social em benefício da mudança de comportamento no trânsito.
COCA-COLA FEMSA BRASIL RENOVA ADESÃO AO PROGRAMA LAÇO AMARELO
A Coca-Cola FEMSA Brasil, fabricante do sistema Coca-Cola com maior volume de vendas no mundo, atendendo mais de 93 milhões de consumidores no País, renova a parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do programa Empresa Laço Amarelo e reforça o compromisso em prol da conscientização e segurança para o trânsito brasileiro.
VITÓRIA DA CONQUISTA/BA RENOVA ADESÃO AO PROGRAMA MUNICÍPIO LAÇO AMARELO
Vitória da Conquista, município no estado da Bahia, renova a parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do programa Município Laço Amarelo, e dá um passo significativo para fortalecer o compromisso conjunto em relação à segurança e à educação no trânsito para a população.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.