Notícias

Uso do celular durante a condução é a terceira maior causa de mortes em sinistros de trânsito no País

Escrito por Laço Amarelo

10 DEZ 2020 - 13H57

O coordenador jurídico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Sérgio Carvalho, comentou sobre o perigo do uso do celular durante a direção, na reportagem do jornal Bom Dia Cidade, da EPTV Sul de Minas, emissora filiada à Rede Globo, hoje (10).

Em Pouso Alegre, cidade do Sul de Minas Gerais, o uso do celular foi o motivo de um sinistro de trânsito na BR-459. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um condutor trafegava com seu automóvel quando deixou cair o celular que estava em seu colo e, ao tentar recuperá-lo, perdeu o controle do veículo, colidindo contra um poste. Apesar do sinistro de trânsito, os ferimentos do motorista não foram graves.

Segundo Sérgio Carvalho: “Essa olhadinha rápida ou o que a gente sempre tem comentado, 90% dos deslocamentos nossos, são deslocamentos curtos. Há realmente a necessidade de, em um deslocamento curto, atender ao telefone? A gente acha que é só uma olhadinha, é só uma mensagem e em frações de segundos acontecem acidentes, e esses acidentes podem ter consequências civis e criminais para os condutores posteriormente”, comentou.

Com relação às telas interativas, nos painéis dos automóveis, o coordenador jurídico do OBSERVATÓRIO explicou: “Esse risco é muito grande, a tela interativa só é permitida para auxiliar à navegação no caso do GPS. Os DVD’s, TV’s, no movimento do veículo são proibidos no painel porque realmente desviam a atenção do motorista e podem gerar o risco”, encerra.

O uso do celular durante a condução de veículos é considerado infração gravíssima pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), com multa de R$ 293,47, além de perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Assista à reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/9089810/

Garbuio_transportes_renova_adesao_ao_programa_empresa_laco_amarelo
Renovação

Garbuio Transportadora renova adesão ao programa Empresa Laço Amarelo

A Transportadora Garbuio, empresa há mais de 50 anos na estrada, renova pelo segundo ano seguido a parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do programa Empresa Laço Amarelo e reforça o compromisso em prol da conscientização e segurança para o trânsito brasileiro. O gerente de Segurança da Garbuio, Rafael Lopes, fala no vídeo sobre a importância da adesão ao programa Laço Amarelo, os impactos positivos parceria e os desafios diários pela paz no trânsito.

IntercementBrasil_adere_ao_programa_empresa_laco_amarelo
Adesão

InterCement Brasil adere ao programa Empresa Laço Amarelo

A InterCement Brasil, uma das maiores fabricantes de cimento do País, tendo iniciado suas operações no Brasil em 1974, firma parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do programa Empresa Laço Amarelo, reforçando o seu compromisso com a cultura da segurança no trânsito brasileiro.

Sindseg_SC_promove_diversas_acoes_em_apoio_ao_movimento_maio_amarelo
Notícias

Sindseg SC promove diversas ações em apoio ao Movimento Maio Amarelo

O Sindseg SC (Sindicato das Seguradoras Previdência e Capitalização de Santa Catarina), uma entidade integrante do programa Laço Amarelo, integra a comissão organizadora do Movimento Maio Amarelo em Blumenau, e contabilizou mais de 30 atividades, durante o mês de maio, para estimular a sociedade a praticar a paz no comportamento diário, seja andando, pedalando, dirigindo ou usando o transporte público.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laço Amarelo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.