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Blitz Educativa – Ponto Cego

Escrito por Maio Amarelo

30 MAI 2025 - 10H16 (Atualizada em 30 MAI 2025 - 10H36)

Localização: Curitiba-PR

Apresentação

A educação para o trânsito é fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de contribuir para a construção de um trânsito mais seguro e humano, para alcançar um resultado de excelência as ações desta campanha acontecem através das Teorias de Aprendizagem em especial o reforço positivo, trabalhando um assunto sério e que faz parte das vidas de todos que é o Trânsito e gerando emoção vivencial, para que esse ensinamento seja carregado para toda a vida e replicada com seus familiares e amigos.

As atividades desenvolvidas pela ABC Trânsito – Escola Pública de Trânsito de Curitiba, que é uma Diretoria da Superintendência de Trânsito, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, pertencentes a estrutura organizacional da Prefeitura Municipal de Curitiba, em parceria com a empresa Urbanização de Curitiba S.A – URBS, que é responsável pela administração e gerenciamento do sistema de transporte público de Curitiba, incluindo o sistema de ônibus, e o transporte individual (táxis); desencadearam no mês de maio de 2025, alusivo as ações e campanhas relacionadas ao Maio Amarelo, a Campanha “Ponto Cego” (são áreas ao redor do ônibus que o motorista não consegue visualizar, mesmo com o uso de retrovisores.).

A Campanha, consiste em identificar com adesivo afixado entre 6 (seis) a 10 (dez) pontos cegos (de acordo com a dimensão do veículo), na frota de ônibus do transporte público, que circula pelas nas vias públicas da cidade, informando assim que, o ponto adesivado não entra na visão do condutor, tornando-o um local extremamente inseguro e perigoso.

O projeto envolve a sinalização de pontos cegos em toda a frota de ônibus da cidade e a realização de blitz educativas para conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres sobre a importância de evitar esses espaços.

A abordagem de temas como bom comportamento no trânsito e cidadania amplia o impacto do projeto, proporcionando uma visão mais abrangente e integrada.

Metodologia

A Campanha de Educação para o Trânsito, denominada “Ponto Cego” foi desencadeada no mês de maio de 2025, na cidade de Curitiba, sendo escolhidos preliminarmente cinco locais com maior incidência de sinistros envolvendo pedestres e ciclistas, nas vias exclusiva (canaletas) do transporte público da capital paranaense, afim de realizar as "Blitz Educativa – Ponto Cego", visando aumentar a segurança no trânsito, especialmente nas canaletas, onde os pontos cegos dos ônibus são mais proeminentes.

Essas "Blitz Educativa – Ponto Cego", foram desenvolvidas em parceria com as forças de segurança e diversas entidades ligadas à segurança viária e prevenção de sinistros de trânsito, trabalhando de forma conjunta e integrada.

Consiste em abordar pedestres e ciclistas que circulam inadvertidamente nas canaletas exclusivas do sistema BRT (Bus Rapid Transit) em Curitiba, e convidá-lo-os a entrar em um ônibus estacionado, afim de assumir o acento do condutor e verificar através dos espelhos se existe condições do condutor seguir viagem com o veículo. E assim, após a reposta a essa pergunta, a pessoa que está sendo abordada, é convidada a percorrer por fora toda a extensão do ônibus, e assim constatar a existência de diversos “pontos cegos’, ou seja, caso o condutor tivesse seguido viagem conforme concordância do abordado, teria inevitavelmente atingido pessoas e obstáculos que não visualizados nesses determinados pontos.

Associada as "Blitz Educativa – Ponto Cego" e concomitantes a elas, foi desenvolvido vídeo educativo de 55 segundos, publicado no site oficial da Prefeitura Municipal de Curitiba https://transito.curitiba.pr.gov.br/institucional/maio-amarelo/13 e veiculado nos meios de comunicação através de diferentes canais: como televisão, rádio, jornais, revistas, internet (redes sociais, sites, etc.).

O vídeo de maneira lúdica e criativa, tratou o tema de forma singela, mostrando por diversos ângulos, os pontos próximos ao ônibus, onde as pessoas muitas vezes têm a falsa sensação de segurança, acreditando que o condutor do veículo estaria em tese, visualizando o pedestre, ciclista ou motociclista. A mensagem importante que se destaca nesta mídia, é justamente o seguinte questionamento: Você sabia que a visão do MOTORISTA DENTRO DO ÕNIBUS não é a mesma de quem está fora?

Objetivo

O objetivo principal da campanha é reduzir o número de acidentes de trânsito, conscientizando sobre a importância de evitar os pontos cegos e de tomar as medidas de segurança necessárias.

Neste sentido, as ações necessárias para atingir este propósito são: promover a conscientização sobre a importância do trânsito seguro e da cidadania; contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, para que se tornem multiplicadores de ações e atitudes corretas, auxiliando na construção de uma sociedade mais segura e consciente; desenvolver habilidades e atitudes responsáveis e humanas no trânsito; e contribuir para a redução de sinistros de trânsito e para a formação de uma cultura de respeito e cooperação.

Público-alvo

A Campanha “Ponto Cego”, se destina a todo o cidadão que circula pela cidade de Curitiba, tendo como missão principal a difusão da informação e a conscientização de que, embora o ônibus seja um veículo alto, com espelhos retrovisores grande, mesmo assim existem diversos pontos cegos, em média entre 6 a 10 pontos de acordo com o comprimento do veículo.

A abordagem principal por meio de blitz educativa foi realizada em especial aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, que circulavam pelas canaletas e imediações dos cinco pontos escolhidos previamente, em razão do número de sinistros registrados no local.

Proposta

As atividades desenvolvidas na Campanha “Ponto Cego” são baseadas em alguns pilares, descritos a seguir:

● Formação Cidadã: A educação para o trânsito contribui para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, que entendem a importância das regras de trânsito e as respeitam - Conexão com o ODS 11 – Meta 11.7;

● Respeito ao Próximo: O ponto de partida para entender a importância da educação no trânsito é o respeito pelo próximo. Quando cada um faz a sua parte de forma organizada, consciente e segura, as chances de um eventual problema surgir são pequenas - Conexão com o ODS 11 – Meta 11.7;

● Prevenção de Sinistros: A educação no trânsito é essencial quando se trata de evitar sinistros de trânsito - Conexão com o ODS 03 – Meta 3.6;

● Cumprimento da Resolução CONTRAN Nº 1000/2023: É fundamental que os órgãos de trânsito cumpram a resolução, promovendo campanhas educativas de trânsito para conscientizar os usuários da via e contribuir para a segurança no trânsito - Conexão com o ODS 04 – Meta 4.7;

Iniciativas de educação para o trânsito não são apenas pertinentes, mas também extremamente relevantes para a construção de uma sociedade mais segura e consciente.

Estratégia de implementação

A estratégia de implementação incluiu os seguintes métodos:

● Identificação das áreas críticas em termos de sinistros de trânsito no município;

● Desenvolvimento de materiais educativos personalizados para o público-alvo, mostrando a realidade e necessidade do município.

● Estabelecimento de parceria com a Urbanização de Curitiba S.A - URBS, as forças de segurança e demais parceiros do projeto;

● Avaliação do projeto para garantir que ele esteja atingindo seus objetivos.

Cronograma de execução

O planejamento da campanha começou a ser desenvolvido em fevereiro de 2025, com a identificação das áreas críticas em termos de sinistros de trânsito nas canaletas do transporte público da capital paranaense. Em seguida, foram selecionados os locais com maior incidência nas áreas previamente mapeadas. Nos meses de março e abril de 2025, já com os locais selecionados, passamos para a elaboração e confecção dos adesivos e demais materiais publicitários para a execução das atividades propostas.

Com os locais previamente estabelecidos, no início do mês de maio de 2025, foi concluído a edição do vídeo de lançamento da Campanha Ponto Cego.

Assim, o projeto, batizado de Blitz Educativa - Ponto Cego, foi lançado oficialmente pelo prefeito Eduardo Pimentel na abertura das ações do Maio Amarelo 2025, na manhã do dia 05 de maio de 2025 no Parque Barigui.

A adesivação de toda a frota de ônibus do transporte público, ocorreu simultaneamente, e as cinco "Blitz Educativa – Ponto Cego", ocorrem nas seguintes datas:

● 07/05/25 - Shopping Palladium - Avenida República Argentina próxima ao cruzamento Avenida Presidente Kennedy.

● 09/05/25 - Estação Tubo Constantino Marochi - Avenida João Gualberto próxima ao cruzamento a Rua Constantino Marochi.

● 16/05/25 - Linha Verde - Avenida Marechal Floriano Peixoto com Rua Artur Hauer.

● 20/05/25 - Jardim Botânico - Avenida Affonso Camargo próximo ao cruzamento com a Rua Governador Agamenon Magalhães.

● 29/05/25 - Pasteur - Avenida Sete de Setembro próximo ao cruzamento com a Rua Pasteur.

Por sua vez, a Campanha Ponto Cego, não se encerra no mês de maio, pois, todos os veículos do transporte público foram adesivados, nos pontos onde o condutor tem a visibilidade prejudicada, assim como, a Prefeitura Municipal de Curitiba, concomitante com esta ação, implantou a patrulha do transporte coletivo, para atuar principalmente no combate à prática de rabeira no transporte coletivo, com guardas municipais destacados especialmente para essa atividade.

Desenvolvimento

As atividades de Blitz Educativa - Ponto Cego, foram desenvolvidas conforme cronograma de execução.

Por sua vez, através do Projeto Trânsito Integrado, desenvolvido em parceria com as forças de segurança e diversas entidades ligadas à segurança viária e prevenção de acidentes de trânsito no município, multiplicamos essa ação com os alunos de 4º e 5º anos da rede pública municipal de Curitiba, com ações educativas, palestras, atividades práticas para tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo. Seguindo a seguinte programação:

19/05/25 - Escola Municipal Professora Nair De Macedo.

21/05/25 - Escola Municipal José de Anchieta.

23/05/25 - Escola Municipal Ana Hella.

26/05/25 - Escola Municipal João Amazonas.

28/05/25 - Escola Municipal Professora Nathália De Conto Costa, e,

30/05/25 - Escola Municipal Anita Merhy Gaertner CIC.

Resultado

Os pontos cegos são um dos principais fatores de risco para acidentes, pois o motorista não consegue ver ciclistas, pedestres ou outros veículos que estejam nessas áreas. Espera-se que a campanha "Blitz Educativa – Ponto Cego" contribua para a redução do número de acidentes de trânsito em Curitiba

A sinalização dos pontos cegos é feita com adesivos que indicam as áreas onde o motorista não consegue ver.

Esta sinalização é importante para alertar os outros usuários da via sobre a existência dos pontos cegos e para que eles tomem as devidas precauções.

Seus frutos não serão objetos de avaliação uma vez, que é impossível tabular os dados estáticos das possíveis fatalidades que deixaram de existir graças a essa ação em conjunto, que órgãos públicos e privados dando as mãos abraçaram essa ideia e aderiram a campanha, com muito entusiasmo, dedicação e amor ao próximo, visando sempre um trânsito mais seguro e humano.

Deixamos aqui o registro das palavras iniciais de lançamento desta campanha:

“Os adesivos servem para alertar as pessoas, porque quando elas estão perto do ônibus podem entrar em ponto cego. Ou seja, uma área de risco maior, onde o motorista não consegue visualizá-las. Isso acontece dentro do carro e também no transporte coletivo. Queremos ao máximo diminuir o número de acidentes e buscar morte zero no trânsito da cidade”. Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba.

“Muitas pessoas acreditam que motoristas de ônibus tenham uma visão melhor porque são veículos mais altos e têm espelhos retrovisores grandes. Na verdade, os pontos cegos nos ônibus são muito maiores que os de um automóvel. Agora as pessoas vão tomar conhecimento desses pontos, pois a conscientização é vital no esforço para reduzir acidentes. E o nosso foco é não ter mortes no trânsito de Curitiba”, Ogeny Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs).

Divulgações:

Diversas matérias foram veiculadas nas emissoras de televisão e replicadas nas redes socias, o alcance da Campanha "Blitz Educativa – Ponto Cego", atingiu proporções inimagináveis, uma vez que durante todo o mês de maio de 2025, foi objeto de matéria, debate, e discussão positiva em todos os meios da sociedade Curitiba, inclusive rompendo as barreiras do município e do Estado do Paraná. 

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