Envie suas ações

Evento Educação para Mobilidade nas escolas de Campinas

Escrito por Maio Amarelo

05 JUN 2023 - 14H43 (Atualizada em 05 JUN 2023 - 21H58)

Cerca de 100 profissionais da rede municipal de ensino se reuniram nesta terça-feira, 16 de maio, no Teatro Bento Quirino, para conhecer propostas pedagógicas de educação para mobilidade e possibilidades de mobilização conjunta nas atividades do Movimento Maio Amarelo. O evento integra a programação do movimento e foi realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em parceria com a Secretaria de Educação.  

O Secretário Municipal de Educação enfatizou que “é preciso que tenhamos zero analfabetos e zero mortes no trânsito. São utopias, mas são essas utopias que devemos perseguir. Se a alfabetização é um elemento fundamental para uma cidadania plena, a educação é um dos principais condutores para alcançar a civilidade no trânsito”, disse Tadeu Jorge.  

Convidado especial do evento, o CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Guimarães, detalhou como o conceito de mobilidade segura é trabalhado pelo órgão em nível nacional e falou sobre as iniciativas de capacitação dos gestores dos municípios para estruturar as políticas públicas nesse sentido.  


Guimarães também explicou o eixo central trabalhado na Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, que trabalha o conceito de visão zero e a jornada multimodal do cidadão. Esse conceito prevê que mesmo que o ser humano erre e cometa uma infração, não deve pagar com a vida se puder contar com sistemas seguros de mobilidade.

As propostas pedagógicas e ferramentas de suporte que podem ser trabalhadas na rede municipal de ensino, em conjunto com a Emdec, foram apresentadas pela coordenadora da área de Educação e Cidadania da empresa, Mariângela Marini dos Santos Pereira. Ela mencionou atividades e programas permanentes como o Teatro de Fantoches, o minicircuito de trânsito, o programa “A gente aprende, agente ensina” e o P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth - Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude”). “Os programas de educação para mobilidade podem construir a cidade em que a gente quer viver”, destacou a profissional.  

Durante o evento, a Emdec entregou aos educadores uma moldura de fotos para apoiar a realização de atividades educativas sobre segurança viária. E convidou toda a comunidade presente para aderir ao Dia Nacional de Mobilização das Escolas, que ocorre no dia 18 de maio.  









Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Envie suas ações

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.