Envie suas ações

PRIMEIRA BLITZ EDUCATIVA DÁ INÍCIO ÀS ATIVIDADES DO MAIO AMARELO, EM GUARAPUAVA

Escrito por Maio Amarelo

03 MAI 2023 - 10H22 (Atualizada em 04 MAI 2023 - 16H50)

Centenas de veículos foram abordados durante a ação. Outras blitze serão realizadas nas ruas da cidade, com o intuito de diminuir o número de acidentes no trânsito.

  

No início da tarde desta terça-feira, 2 de maio, a Secretaria de Trânsito e Transporte de Guarapuava, promoveu a primeira blitz educativa em alusão ao Maio Amarelo, de 2023.

 

A ação, que ocorreu na Avenida Manoel Ribas, foi realizada em uma integração com as diversas forças de segurança que atuam no município, como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, SEST SENAT, DETRAN e GUARATRAN. E houve uma novidade. Agentes do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) também integraram o grupo do Maio Amarelo.

 

Este ano, a Campanha que completa 10 anos, tem como tema: “No trânsito, escolha a vida”. Durante as abordagens, os motoristas e motociclistas receberam flyers com orientações sobre a condução dos veículos, com destaque para a direção defensiva. Na oportunidade, os agentes conversaram com os condutores detalharam sobre os cuidados necessários na hora de dirigir.

 

Conforme o secretário de Trânsito e Transporte de Guarapuava, Adalberto Campos, a cada ano há uma grande adesão dos motoristas à Campanha Maio Amarelo, o que demonstra que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a segurança, uma vez que os números de mortes em decorrência de sinistros estão cada vez maiores.  

 

“Esta é a primeira blitz da Campanha Maio Amarelo. Vamos, no decorrer de maio, realizar várias outras blitze, sempre primando pela educação no trânsito. o objetivo desta blitz, assim como todos os anos, é fazer com que os motoristas tenham mais consciência no trânsito, respeitando os limites de velocidade, a sinalização, o código de trânsito, bem como todas as leis. Somente com educação e empatia, teremos redução nos números de acidentes”, ressaltou Adalberto.

 

LANÇAMENTO

 

O lançamento da Campanha Maio Amarelo 2023, ocorreu neste 1 de maio, durante a Festa do Trabalhador de Guarapuava.

 

Este ano, a Campanha completa 10 anos e vem com o tema “No trânsito, escolha a vida”, reforçando a necessidade da conscientização e a convicção de que a maioria dos acidentes podem ser evitados.

 

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, falou sobre a ações do Maio Amarelo durante o lançamento da Campanha e ressaltou a importância de seguir corretamente as leis.

 

“Hoje é um dia muito feliz para todos nós. Maio chegou e com ele, damos início ao ‘Maio Amarelo’, um mês inteiro de ações voltadas para o trânsito. Neste ano com o tema ‘No trânsito, escolha a vida’. Precisamos conscientizar nossos guarapuavanos de que no trânsito eles precisam não só cuidar deles, mas também do próximo. Cada vida vale a pena e neste mês, vamos lembrar isso. O respeito à vida depende de cada um de nós”, disse o prefeito na ocasião.

 

A CAMPANHA

 

O Maio Amarelo surgiu de uma iniciativa da ONU e da OMS que definiram o período de 2011 a 2020 como a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde então, o mês tornou-se referência mundial para a realização de ações de conscientização de trânsito e o amarelo passou a ser utilizado pela simbologia da atenção, pois sinaliza advertência. O objetivo no período, é pôr em pauta para a sociedade o tema trânsito com o intuito de conscientização para redução de acidentes.

 

Um estudo da OMS de 2009 apontou que os acidentes de trânsito eram a nona principal causa de morte no mundo. A estimativa é de que 1,3 milhão de pessoas perderam a vida em acidentes em 178 países. Outras 50 milhões sobreviveram com sequelas. Em 2020, a estatística apontou que 1,35 milhão de pessoas perderam a vida no mundo por causa desses sinistros.

 

A Segunda Década de Ação para Segurança no Trânsito entre 2021 e 2030 tem como meta a melhoria da segurança viária, a redução dos casos de excesso de velocidade, o uso de equipamentos de segurança obrigatórios, a conscientização sobre o uso de bebidas alcoólicas e de celular ao volante.







Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Envie suas ações

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.