Envie suas ações

Projeto Ciclovida, em Sorocaba-SP

Escrito por Maio Amarelo

05 JUN 2023 - 23H04 (Atualizada em 06 JUN 2023 - 09H35)

Com o objetivo de capacitar ciclistas em conhecimentos básicos de primeiros socorros e aumentar a segurança em seus percursos, a Liga de Emergência e Trauma de Sorocaba da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FCMS/PUC-SP) promoveu o Projeto Ciclovida, realizado no dia 21 de Maio de 2023 no Anfiteatro Dr Cássio Rosa do Hospital Santa Lucinda, localizado na cidade de Sorocaba. A ação contou com o respaldo da Urbes - Trânsito e Transportes e da Eagle - Treinamentos em Emergência.


O Projeto constituiu um curso básico de Primeiros Socorros para leigos, abordando ressuscitação cardiopulmonar, manobra para desobstrução de vias aéreas, controle de hemorragias e imobilização de fraturas. 


Convidado para o curso, o grupo de ciclistas Boranóis Pedal ABC, sediado em Santo André (SP), esteve representado por 15 membros de sua equipe de apoio, responsáveis pela segurança e organização durante os trajetos. O grupo é formado por ciclistas amadores, sem fins lucrativos e não conta com o respaldo de nenhuma instituição de apoio para sua segurança nos percursos, contando apenas com os membros da equipe de apoio. Atualmente, ele é composto por mais de 700 ciclistas, e fazem passeios semanais (de 25 quilômetros), colocando 70 a 130 ciclistas nas ruas. Além disso, eles também fazem cicloviagens, sendo a mais tradicional o trajeto de Santo André a Aparecida do Norte (200 quilômetros). Na edição de 2021 eles levaram 80 ciclistas e na de 2022 levaram 108.


O curso foi conduzido por Valdinei Falco, subtenente da reserva do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e palestrante com mais de 15 anos de experiência na área educacional de formação de bombeiros. Além dele, o professor-doutor José Mauro da Silva Rodrigues e as estudantes de medicina do 4º ano Camila Saori Okida e Camila Cassillo, (respectivamente, presidente e vice-presidente da Liga) ministraram outras aulas. As aulas teóricas foram associadas a atividades práticas para treinamento do conteúdo ensinado. Nesses momentos, os demais diretores e membros da Liga atuaram como monitores, orientando e auxiliando os ciclistas convidados.


Ao final do evento, foram entregues certificados de participação no curso (duração de 3 horas) para cada ciclista convidado e um kit de primeiros socorros para o grupo (contendo bandagem triangular, ataduras, gaze, torniquete tático e soro fisiológico 0,9%).


Essa iniciativa alinha-se ao objetivo da Liga de atuar como agentes multiplicadores de conhecimento, educando o público leigo sobre o tema e contribuindo para a maior segurança de ciclistas no trânsito.








Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Envie suas ações

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.