O município de Caruaru (PE), firma parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária por meio do programa Município Laço Amarelo, reforçando o seu compromisso com a cultura da segurança no trânsito brasileiro.
A região de Caruaru era originalmente habitada por povos indígenas como os tapuias-cariris. No final do século XVII (1681), a área se tornou a Fazenda Caruru, concedida à família Rodrigues de Sá. Em 1781–1782, José Rodrigues de Jesus construiu a Capela de Nossa Senhora da Conceição, o que impulsionou o desenvolvimento do povoado
Em 1848, a freguesia foi elevada à vila (Lei Provincial nº 212). Nove anos depois, em 1857, Caruaru foi oficialmente reconhecida como município pela Lei nº 416.
Sua posição estratégica nas rotas de boiadeiros e mascates favoreceu o crescimento de uma feira que se transformou no principal centro comercial da região. A chegada da estrada de ferro no século XIX e das rodovias no século XX consolidou sua vocação mercantil, especialmente no setor de confecções .
A gestão do trânsito iniciou-se em 2009 com a criação da DESTRA (Lei 4.762/2009). Em 2020, a mobilidade foi dissociada da segurança, formando a AMTTC (Lei 6.630/2020), que foi rebatizada como Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) em janeiro de 2025 (Lei 7.345/2025).
A partir de 2022, a AMC intensificou a coleta e análise de dados sobre sinistros, vistorias e estudos de caso. Essa abordagem permitiu melhorias na sinalização, engenharia de tráfego, controle viário e educação no trânsito, cumprindo com mais qualidade suas atribuições legais .
Com a adesão, o município de Caruaru (PE) possui acesso a todo o conteúdo, estudos e pesquisas sobre o trânsito, além do direito de utilizar o selo Laço Amarelo em seus produtos. Dessa forma, o município se compromete cada vez mais com a segurança viária em prol de toda a sociedade.
O programa Laço Amarelo é desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO, que busca, em parceria com empresas, entidades e municípios, combater os altos índices de sinistros de trânsito no Brasil, por meio de programas, propostas e ações de conscientização para a construção de um trânsito mais seguro e humano.
Saiba como aderir a este seleto grupo de entidades que defendem a causa do trânsito!
TEC EMP adere ao programa Laço Amarelo
A Tec‑EMP, empresa especializada em locação de empilhadeiras, com sede em São Bernardo do Campo (SP), firma parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária por meio da adesão ao programa Empresa Laço Amarelo, na modalidade Starter.
Guarulhos/SP adere ao programa Laço Amarelo
Guarulhos (SP), município localizado no estado de São Paulo - firma parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do programa Município Laço Amarelo, reforçando o seu compromisso com a promoção da segurança no trânsito.
Riffel renova adesão ao programa Empresa Laço Amarelo
A Riffel Moto Peças renova sua parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária por meio do programa Empresa Laço Amarelo, reforçando seu compromisso com a conscientização e segurança no trânsito brasileiro.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.