O deputado federal Eli Correa Filho (DEM/SP) apresentou
essa semana uma emenda ao substitutivo ao relatório final da CE (Comissão
Especial) que trata das mudanças no CTB (Código de Trânsito Brasileiro)
solicitadas pelo Governo, por meio do PL 3267/2019. No documento, o deputado Eli solicita a
retirada dos parágrafos 3º, 4º, 5º e 6º, do artigo 141 e mantém a necessidade
da ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) para os condutores desses modais.
Além disso, o deputado também solicita a retirada do
Relatório a transferência do emplacamento desse modal de transporte para o
município. Atualmente, cabe aos Estados (Detrans) esse emplacamento.
Na Justificativa, com cinco páginas, o deputado usa todos
os argumentos apresentados pelo OBSERVATÓRIO no parecer técnico sobre o PL
intitulado “Ciclomotores X Segurança Viária” que traz vários estudos
internacionais que apontam os riscos que a condução nesse modal oferece aos
pilotos.
Estudos da Holanda, Noruega, Reino Unido, Dinamarca, Estados Unidos e
Austrália em diferentes épocas mostram que, os riscos de conduzir ciclomotores superam
os da motocicleta. Ainda em relação à condução, considera-se que o relaxamento
das exigências de treinamento teórico e prático para a condução de ciclomotores
expõe seus usuários (em sua maioria jovens e de baixa renda), a elevados riscos
e constitui-se em uma forma de injustiça social. Dessa forma, medidas que
facilitem o acesso a ciclomotores são capazes de gerar grande impacto em termos
de aumento de mortos, feridos e sequelados no trânsito – um custo social a ser
pago em um futuro próximo, conclui o parecer do Observatório.
Leia a Justificativa do Deputado Eli Correa Filho.
https://www.flipsnack.com/observatorio/emenda-ciclomotor-eli-correa-pl-3267-2019.html
Veja o parecer do OBSERVATÓRIO na íntegra.
https://www.flipsnack.com/observatorio/parecer-ciclomotores.html
APOIADOR SOCIAL: VELOE APOIA AÇÕES DO OBSERVATÓRIO EM PROL DO TRÂNSITO SEGURO
A Veloe, solução que nasceu para tornar a mobilidade urbana mais fluida e simples e a gestão de frotas leves e pesadas mais eficiente, reafirma o seu compromisso com a mobilidade, a segurança viária e as boas práticas de ESG ao contribuir com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, agora como Apoiador Social, por meio de atividades que visam promover uma transformação social em benefício da mudança de comportamento no trânsito.
COCA-COLA FEMSA BRASIL RENOVA ADESÃO AO PROGRAMA LAÇO AMARELO
A Coca-Cola FEMSA Brasil, fabricante do sistema Coca-Cola com maior volume de vendas no mundo, atendendo mais de 93 milhões de consumidores no País, renova a parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do programa Empresa Laço Amarelo e reforça o compromisso em prol da conscientização e segurança para o trânsito brasileiro.
VITÓRIA DA CONQUISTA/BA RENOVA ADESÃO AO PROGRAMA MUNICÍPIO LAÇO AMARELO
Vitória da Conquista, município no estado da Bahia, renova a parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do programa Município Laço Amarelo, e dá um passo significativo para fortalecer o compromisso conjunto em relação à segurança e à educação no trânsito para a população.
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