O município investe em iniciativas para promoção de Educação para o Trânsito
O município de Vitória da Conquista, localizado no centro-sul da Bahia, a aproximadamente 500 quilômetros de distância de Salvador, adere ao programa Município Laço Amarelo – criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária -, com o objetivo de desenvolver iniciativas que promovam a Educação para o Trânsito e conscientizem a população para as questões da segurança viária.
Vitória da Conquista é o terceiro município do estado da Bahia, classificado como um dos 100 mais importantes do país, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública). Sua população estimada é de cerca de 345 mil habitantes e é a quinta cidade do interior do Nordeste, atrás de Feira de Santana, Campina Grande, Caruaru e Petrolina. Possui um dos maiores PIBs, e que mais crescem, no interior da região Nordeste, sendo o sexto maior PIB baiano, com mais de 7 bilhões em 2018.
A partir do final dos anos 1980, o município ressaltou sua característica de polo de serviços. A educação, a rede de saúde e o comércio se expandem, tornando a cidade a terceira economia do interior baiano. Esse polo variado de serviços atrai a população dos municípios vizinhos. Paralelamente à expansão da lavoura cafeeira, um polo industrial se desenvolveu na cidade alavancando os setores de cerâmica, mármore, óleo vegetal, produtos de limpeza, calçados, estofados, entre outros. Outras áreas da agricultura também ganharam destaque nos últimos anos, como o plantio de eucalipto.
As micro indústrias, instaladas por todo o município, geram trabalho e renda. Produzindo de alimentos a cofres de segurança, passando por velas, embalagens e movelaria, além de um pequeno setor de confecções. Atualmente o município tem uma frota de veículos registrados de aproximadamente 165 mil veículos (dados da Senatran, maio 2022) e frota flutuante de aproximadamente 30% desse número.
A educação é um dos principais eixos de desenvolvimento desta cidade que como polo de serviços de Vitória da Conquista é o responsável por mais de 70% de sua produção de riquezas. O comércio forte e enérgico somado aos serviços privados de educação e saúde contribuem fundamentalmente para o seu desenvolvimento econômico.
Com a adesão ao programa Município Laço Amarelo, Vitória da Conquista visa promover cada vez mais iniciativas planejadas para a mobilidade urbana e o trânsito seguro. O OBSERVATÓRIO oferece aos municípios participantes do programa Laço Amarelo uma plataforma digital, com dados e vídeos relacionados à segurança viária, assim como, estudos e estatísticas sobre mobilidade urbana.
Vitória da Conquista também conta com acesso aos conteúdos e materiais de comunicação, além de ganhar espaço de divulgação nas plataformas digitais do Laço Amarelo.
Saiba como aderir a este seleto grupo de municípios que defendem a causa do trânsito!
Vale Caixa Transportes adere ao programa Empresa Laço Amarelo
A Vale Caixa Transportes, adere ao programa Empresa Laço Amarelo, criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para reforçar seu compromisso com a cultura da segurança viária no Brasil.
NTS adere ao programa Empresa Laço Amarelo
A Nova Transportadora do Sudeste S/A (NTS) firma parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, por meio da adesão PRO ao programa Empresa Laço Amarelo, e reforça o seu compromisso com a segurança e educação para o trânsito no país.
ABEIFA associa-se ao Programa Entidade Laço Amarelo
A Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores – ABEIFA, associa-se ao programa Entidade Laço Amarelo e reforça o seu compromisso com a segurança no trânsito ao apoiar o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em inciativas que promovem a redução de sinistros de trânsito.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.