Localização: Natal-RN
Cerimônia marca abertura oficial do Maio Amarelo 2025 em Natal
A Prefeitura do Natal deu início, nesta quinta-feira (8), à programação oficial do Maio Amarelo 2025 com uma cerimônia realizada no auditório da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). O evento contou com a presença da vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra, da secretária de Mobilidade Urbana, Jódia Melo, do secretário adjunto de Trânsito, Newton Filho, do secretário adjunto de Transporte, Saulo Spinelly, do filósofo e observador certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária, Guto Castro, além de representantes da Câmara Municipal e instituições que integram o Programa Vida no Trânsito.
Durante a abertura, a secretária Jódia Melo destacou um dado positivo: a redução de 33% nas notificações por excesso de velocidade nos primeiros quatro meses de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado. “No primeiro quadrimestre de 2025, caímos de 64.243 infrações no ano passado para 43.036. Natal vem desacelerando”, afirmou a gestora. Ela também apresentou a campanha publicitária da STTU que será veiculada ao longo do mês na mídia local e redes sociais, além de detalhar as ações programadas para o período.
Representando o Observatório Nacional de Segurança Viária, Guto Castro destacou que “desacelerar não é perder tempo, mas ganhar e preservar vidas. É preciso entender que a vida é frágil. Ela requer uma série de condições para ser preservada. Ela exige, para sua manutenção, uma teia de relações e normas para uma boa convivência no trânsito. Compreender isso é um ato de amor a vida.”
A vice-prefeita Joanna Guerra reforçou o engajamento da gestão municipal. “Todas as secretarias da Prefeitura aderiram ao Maio Amarelo. Os principais monumentos históricos, como o Palácio Felipe Camarão e a Ponte Newton Navarro, estão iluminados de amarelo para lembrar a importância da campanha. Queremos levar essa mensagem a todos os natalenses e visitantes da nossa cidade”, declarou.
Maio Amarelo 2025: Desacelere. Seu bem maior é a vida
Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a campanha do Maio Amarelo 2025 propõe uma reflexão profunda sobre os efeitos da pressa na convivência no trânsito e na vida em sociedade. A iniciativa nacional é promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em parceria com o Ministério dos Transportes, e tem como objetivo reduzir os altos índices de mortes e lesões graves provocadas por sinistros de trânsito.
De acordo com o Datasus (2023), uma pessoa morre a cada 15 minutos no Brasil em decorrência de acidentes de trânsito, sem contar os milhares de casos com ferimentos graves e sequelas permanentes. Entre os fatores mais críticos estão o excesso de velocidade, o uso do celular ao volante e o desrespeito às leis de trânsito.
A campanha deste ano adota uma abordagem humanizada ao convidar todos – pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas – a reconhecerem seu papel na construção de um trânsito mais seguro e responsável. A mensagem é clara: mobilidade humana exige responsabilidade humana.
“Desacelerar” torna-se, assim, um chamado para a vida. Um gesto simples de empatia, cuidado e respeito que pode evitar tragédias e salvar vidas.
Destaques Maio Amarelo 2025: Cerimônia celebra as melhores ações para a redução de sinistros de trânsito
Maio Amarelo: com reflexão sobre comportamento filme bate recorde de visualizações
O tema do Maio Amarelo 2025 “Desacelere. Seu bem maior é vida” nasceu de uma das principais causas de óbitos e ferimentos graves no trânsito: a velocidade. Mas, a mensagem do filme, peça principal da campanha, foi além disso. A reflexão sobre a pressa, desatenção e as respectivas consequências trazida pela produção tocou fundo, promoveu identificação e por isso mais que dobrou o número de visualizações.
Maio Amarelo: 2025 celebra aumento de 168% nas ações registradas
O Maio Amarelo 2025 foi marcado por inovação, engajamento e registro recorde de ações realizadas. Atualmente, os números da maior mobilização social em prol da segurança viária no mundo ainda estão sendo compilados, mas o que já se sabe é que, no quesito envio de ações, a iniciativa registrou o maior número da história.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.