A 8ª edição da cerimônia Destaques do Maio Amarelo aconteceu na noite desta quinta-feira, 26, no Centro de Convenções Millenium, na cidade de São Paulo. O evento reuniu cerca 300 pessoas, entre representantes de órgãos públicos, empresas, ONGs, personagens da sociedade civil, imprensa, Observadores Certificados e até convidados estrangeiros, todos unidos pelo propósito comum de promover a segurança no trânsito.
A noite teve início com a recepção dos convidados, marcada por um coffee e uma apresentação musical refinada de uma pianista e um violoncelista, que interpretaram clássicos da música instrumental e deram o tom acolhedor ao início da cerimônia.
A abertura oficial contou com a exibição do filme oficial do Maio Amarelo, cuja trilha sonora foi executada ao vivo pelo violoncelista, proporcionando um momento de emoção e imersão. Na sequência, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, realizou a leitura do manifesto do Destaques do Maio Amarelo, destacando os temas centrais da campanha: “Desacelere. Seu bem maior é a vida” e “Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana”, reforçando a importância de atitudes mais humanas e responsáveis no trânsito.
Após a leitura do manifesto, o CEO do OBSERVATÓRIO convidou ao púlpito a diretora de Impacto Social, Giselle Marinho, que trouxe uma fala voltada não apenas à importância do Movimento e da campanha em si, mas, principalmente, aos resultados expressivos alcançados pelo Maio Amarelo 2025. Giselle apresentou dados de destaque, como o número de visualizações do vídeo oficial, a quantidade de downloads do material da campanha e a audiência total alcançada nas mídias digitais e tradicionais, evidenciando o crescimento, o engajamento e a relevância do movimento ao longo do mês de maio.
“Mais que um momento de celebração e reconhecimento, a cerimônia Destaques é uma oportunidade de conexão entre pessoas, empresas e governo. Essa é a premissa do Observatório e do Movimento Maio Amarelo conectar pessoas bem intencionadas para que somem esforços e trabalhem juntas no mesmo propósito: salvar vidas no trânsito", disse Giselle Marinho.
Homenagens
Em um dos momentos mais importantes da noite, os membros do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, José Aurélio Ramalho, Jorge Tiago Bastos e Mauro Gil, subiram ao palco para falar sobre a trajetória do Movimento Maio Amarelo, o impacto da edição de 2025 e o papel essencial desempenhado pelo ONSV na promoção da segurança viária no país.
Os representantes dos Mantenedores Sociais (Sistema Transportes - CNT Sest/Senat, Ifood, Ipiranga, Gol Plus, Tecnobank, Vibra, Uber), presentes no evento, foram chamados ao palco para receber uma placa de reconhecimento e o tradicional troféu Destaques Maio Amarelo, símbolo do engajamento e apoio contínuo à causa. Em breves depoimentos, os homenageados destacaram a importância da parceria com o OBSERVATÓRIO e com o Maio Amarelo.
A série de homenagens seguiu com o grupo de Representantes do Maio Amarelo 2025 também foi reconhecido. Composto por Observadores Certificados, esse grupo teve papel fundamental nesta edição do movimento, levando a mensagem de segurança viária às ruas, escolas, empresas e comunidades em todos os estados brasileiros e até fora do país. Foram responsáveis por milhares de ações, mostrando, na prática, o poder da mobilização e do voluntariado em prol da vida.
Por fim, a SENATRAN, a AND (Associação Nacional dos Detrans) e a Polícia Rodoviária Federal também foram homenageadas. Entre as autoridades presentes estava Maria Alice Nascimento, diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
Premiação
O ponto mais alto da noite foi, sem dúvida, a entrega dos troféus aos condecorados. A premiação foi conduzida pelos mestres de cerimônia, Daniele Gurgel, Relações Públicas do OBSERVATÓRIO, e o apresentador, ex-piloto e Embaixador do Maio Amarelo em 2025, César Urnhani. Com carisma e emoção, eles anunciaram os nomes das instituições, órgãos, empresas e pessoas que mais se destacaram durante o mês de maio, sendo reconhecidos com o Troféu Destaques do Maio Amarelo 2025.
Foram premiados os finalistas das seis categorias oficiais: Instituições de Ensino, Poder Público – Municipal, Poder Público – Estadual/Federal, Iniciativa Privada, Sociedade Civil Organizada e Imprensa/Mídia.
Além dessas, foi entregue o Troféu Cidadão Laço Amarelo, uma homenagem especial concedida a Marco Rebello, chefe Escola Pública de Trânsito de Blumenau na Prefeitura Municipal de Blumenau/SC e Coordenador do Movimento Maio Amarelo na cidade catarinense, pelo seu engajamento exemplar e dedicação voluntária à causa da segurança no trânsito.
Esse momento coroou a noite com emoção e orgulho, celebrando o esforço coletivo de todos que contribuíram para o sucesso da campanha em 2025.
“O Destaques se consolida em sua 8ª edição como um fechamento do Movimento Maio Amarelo. Nossa condecoração pelas ações realizadas serve de incentivo a novos engajamentos e adesões à causa. É uma alegria reunir tantos profissionais e homenageá-los", disse Daniela, sobre o evento.
Confira abaixo os vencedores em cada categoria
1/7
Má participa da festa
A celebração também contou com a presença marcante do Má, personagem que ilustra as campanhas do Programa Laço Amarelo, interpretado pelo ator Guilherme Telli, de Sorocaba/SP.
Irreverente e descontraído, o “pseudo” influencer digital da segurança viária interagiu com o público, ajudou a anunciar algumas categorias e arrancou risos ao tentar — com muito bom humor — conquistar um troféu para si, alegando seus serviços prestados ao longo do ano todos os meses, dentro do conteúdo do Programa.
Sua participação trouxe leveza e carisma ao evento, aproximando ainda mais a mensagem da campanha do público presente.
Mais de uma dezena de autoridades prestigiaram o evento. Entre eles, Frederico Pierotti, presidente do Cetran/SP, Regina Duarte, presidente do Cetran/MS, Sandro Rocha, diretor presidente do Detran/RO, José Luiz Pinheiro, secretário de Mobilidade Urbana de Barueri/SP, Lucas Estevam, secretário de Mobilidade Urbana de Divinópolis/MG, João Araújo, secretário de Mobilidade Urbana de Guarulhos/SP, Neila Fabíola Cardoso, coordenadora-geral de Segurança Viária substituta, representando a PRF (Polícia Rodoviária Federal), além de inúmeros técnicos e profissionais de mobilidade urbana, tanto da iniciativa privada como públicas.
Clique aqui e confira as fotos oficiais do evento.
1/36
Manifesto Maio Amarelo 2025: do engajamento ao resultado
Manifesto lido pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, durante o Destaques do Maio Amarelo 2025
Relatório de Ações do Maio Amarelo 2025 é lançado com resultados e destaques da campanha
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga anualmente um compilado com as ações realizadas durante o mês de maio pelo poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil. Apresentado durante a noite de cerimônia do Destaques Maio Amarelo deste ano, o Relatório Maio Amarelo 2025 já está disponível para consulta e download.
Maio Amarelo: com reflexão sobre comportamento filme bate recorde de visualizações
O tema do Maio Amarelo 2025 “Desacelere. Seu bem maior é vida” nasceu de uma das principais causas de óbitos e ferimentos graves no trânsito: a velocidade. Mas, a mensagem do filme, peça principal da campanha, foi além disso. A reflexão sobre a pressa, desatenção e as respectivas consequências trazida pela produção tocou fundo, promoveu identificação e por isso mais que dobrou o número de visualizações.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.