Envie suas ações

II PASSEIO CICLÍSTICO DO DETRAN/TO

Escrito por Maio Amarelo

03 JUN 2023 - 18H01 (Atualizada em 05 JUN 2023 - 15H01)

  1. O II Passeio Ciclístico do Detran/TO foi realizado no domingo, 28 de maio, com início na Praça dos Girassóis, em Palmas. A atividade integrou uma das ações da campanha do Maio Amarelo 2023, teve início às 6h, com um percurso de cerca de 6 km nas vias públicas.
  2. Os ciclistas se inscreveram gratuitamente por meio de um link dedicado, disponível nas redes sociais do Detran/TO. Dessa forma, foram realizadas diversas divulgações nas mídias, como rádio e TV, para convidar a participação de toda a sociedade. A ação contou com uma mesa de frutas, distribuição de brindes, além de um trio elétrico.
  3. O evento, organizado pelo Detran/TO, teve como parceiros a Secretaria de Estado da Educação e Saúde do Estado, o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN), a Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), além de representantes dos grupos de bikes, os colaboradores da Energisa e da Tocantins Placas.
  4. O passeio marcou o encerramento da campanha do Maio Amarelo 2023, com a finalidade de reforçar os cuidados, de seguir as regras de trânsito e da atenção para auferir um trânsito mais seguro.

  5. Uma das mensagens em que o trio elétrico mencionou durante o percurso:

    1. Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a década de ações para segurança no trânsito, assim, o mês de maio se tornou referência mundial na divulgação e avaliação dos resultados. O movimento Maio Amarelo é uma ação internacional que tem a finalidade de alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
    2. O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) promoveu ao longo deste mês a campanha do movimento Maio Amarelo, a qual completou 10 anos em 2023. Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a mobilização contou com uma série de ações voltadas a promover a educação para o trânsito, que tem como objetivo alertar a população para a necessidade da prevenção de acidentes, reduzir o número de vítimas e incentivar a convivência mais humanizada nas vias públicas. A programação contou com palestras em escolas e empresas, blitzes educativas nas principais vias públicas, distribuição de material informativo, caminhadas e passeio ciclístico, entre outras ações. 
    3. Conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro, a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.
    4. A bicicleta é um veículo de propulsão humana dotado de duas rodas. Pode ser utilizada para diferentes finalidades, além da mobilidade urbana, as atividades de lazer, esporte, trilhas e cicloturismo. São atividades que geram vários benefícios, além de proporcionar o bem-estar.
    5. Antes de cada utilização:
    6. Examine se as rodas estão presas;        
    7. Examine a pressão dos pneus;
    8. Averigue os freios;                        
    9. Examine a fixação de ambas as rodas;
    10. Examine o guidão e suporte do guidão;                  
    11. Examine o selim;
    12. Se tiver suspensão, averigue o ajuste.

  6. Utilizar a bicicleta para se locomover, você deixa de emitir gases do efeito estufa e combustíveis fósseis que bloqueiam a saída da radiação solar que, em seu estado normal, voltaria para o espaço. Essa massa de calor que permanece na atmosfera é a causadora do que chamamos de aquecimento global.
  7. Pedalar traz melhorias para os sistemas respiratório e cardiovascular, além de contribuir para aumentar a sua disposição. Ainda, beneficia a mente, já que libera substâncias capazes de promover o bem-estar.
  8. A PRODUÇÃO DE BICILETAS ULTRAPASSA 174 MIL UNIDADES NO PRIMEIRO QUATRIMESTRE DE 2023, SEGUNDO A ABRACICLO – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE MOTOCICLETAS, CICLOMOTORES, BICICLETAS, MOTONETAS E SIMULARES. 
  9. ANDAR DE BICICLETA NÃO É SÓ PEDALAR. É FUNDAMENTAL VER E SER VISTO!

 







Maio_Amarelo_2024_baixe_as_pecas
Notícias

Movimento Maio Amarelo 2024: “Paz no trânsito começa por você”

Falar de paz parece simples. Escrever sobre paz, parece fácil. Mas, ambas ações se tornaram muito difíceis nos dias de hoje. Falar e escrever sobre paz será o grande exercício que o Movimento Maio Amarelo 2024 trará. Com o tema: “Paz no trânsito começa por você”, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária quer estimular toda sociedade a trazer esse assunto em todos os ambientes. Será mesmo que eu carrego paz nas minhas atitudes todos os dias? E será que ela se estende para meu comportamento enquanto estou andando, pedalando, pilotando, dirigindo ou no transporte público?

Observadora_certificada_se_reune_poder_legislativo_local_para_planejar_acoes_maio_amarelo
Notícias

Observadora Certificada se reúne com o poder legislativo local para organizar ações do Maio Amarelo 2024

A Observadora Certificada, Sene Ferreira, se reuniu com o 1° Secretário e também vereador da Câmara Municipal de Vereadores de Itabuna, na Bahia, na quinta-feira (21/03), para iniciar o alinhamento das ações do Movimento Maio Amarelo 2024 junto ao poder legislativo de local.

Blumenau_sc_realiza_reuniao_para_organizar_calendario_de_acoes_do_maio_amarelo_24
Notícias

Blumenau/SC realiza reunião para organizar o calendário de ações do Movimento Maio Amarelo 2024

Ontem (26), a comissão do Maio Amarelo em Blumenau, composta por cerca de 20 participantes, entre representantes de órgãos públicos e privados, realizou a primeira reunião de 2024, na sede do SindsegSC (Sindicato das Seguradoras Previdência e Capitalização de Santa Catarina), no centro de Blumenau, Santa Catarina, para organizar o calendário de ações do Movimento na cidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Envie suas ações

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.