Piracicaba tem agora mais uma área de motobox, espaço de espera exclusivo para motocicletas em semáforos. É no cruzamento da avenida Independência com a avenida Saldanha Marinho. Ao todo, são sete áreas de motobox na cidade, instaladas pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), com o intuito de colaborar para a segurança e fluidez no trânsito. A demarcação desta nova motobox integra a programação do movimento internacional Maio Amarelo, de conscientização para redução de acidentes. Neste ano, o tema da campanha é No Trânsito, Escolha a Vida!, conforme definição do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Atualmente, além do motobox na avenida Independência com a avenida Saldanha Marinho, os espaços de espera exclusivos para motocicletas em semáforos estão na avenida José Micheletti com a rua XV de Novembro, avenida Armando de Salles Oliveira com a rua Regente Feijó, avenida Armando de Salles Oliveira com a rua Saldanha Marinho, avenida Rui Barbosa com a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, avenida Armando de Salles Oliveira com a avenida Renato Wagner e início da Ponte Irmãos Rebouças e avenida Armando de Salles Oliveira com a Independência.
A área de espera para motocicletas foi regulamentada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 2020 e é uma "área delimitada por duas linhas de retenção destinadas exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos".
"Nossas análises e estudos sobre o movimento no trânsito em Piracicaba são constantes e por isso planejamos esse novo ponto de motobox, que com certeza proporciona mais segurança no tráfego, principalmente para os motociclistas. Nosso trabalho é contínuo para que cada vez mais sejam diminuídos os acidentes e para que o trânsito flua. A preservação da vida é o norte das nossas ações", comentou a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira, acrescentando que ainda neste mês mais uma nova área de motobox deve ser instalada no município.
MAIO AMARELO – Como parte da programação do Maio Amarelo 2023, a Semuttran realiza, desde o início do mês, diversas ações de conscientização e fiscalização no trânsito, com agentes em diferentes pontos da cidade distribuindo panfletos com orientações para um trânsito mais seguro, em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal) e a PM (Polícia Militar).
Também houve neste mês doação de sangue, por iniciativa dos próprios agentes de trânsito e guardas civis, que diariamente veem a necessidade da transfusão de sangue em decorrência de acidentes. Outras atividades acontecem no Ciet (Centro Infantil de Educação no Trânsito), com instruções para os estudantes, e em empresas de transporte no município, em apoio ao Sest Senat. Também está previsto para este mês o recolhimento de carros abandonados.
Campanha do Maio Amarelo 2025 alcança 5 mil downloads no primeiro mês
Com o tema "Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana”, a campanha deste ano trouxe uma comunicação ainda mais acessível, com conteúdos adaptáveis para diferentes públicos e realidades.
Maio Amarelo nas escolas: movimento inova e disponibiliza peças exclusivas para o ambiente escolar
A campanha Maio Amarelo de 2025, lançada no final de março, dá mais um passo importante para a promoção da educação no trânsito com a disponibilização de seus materiais oficiais voltados ao público escolar.
Campanha Maio Amarelo 2025 conscientiza sobre segurança no trânsito em quatro idiomas
Visando ampliar o alcance da campanha, O Observatório Nacional de Segurança Viária disponibiliza oficialmente os materiais de comunicação do Maio Amarelo 2025 em outros três idiomas: inglês, espanhol e francês.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.