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Manifesto Maio Amarelo 2025: do engajamento ao resultado

Manifesto lido pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, durante o Destaques do Maio Amarelo 2025

Escrito por Maio Amarelo

04 JUL 2025 - 09H34

O Maio Amarelo 2025, com seus recordes de adesão e impacto, celebra um avanço inegável na conscientização sobre segurança viária. A sociedade, mobilizada em níveis inéditos, demonstra que a urgência de um trânsito mais humano e seguro ressoa em corações e mentes.

O tema "Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana" ecoou nas diversas esferas sociais, evidenciando a crescente percepção de que a segurança no trânsito é um dever compartilhado. As empresas, cada vez mais engajadas, mostram que a responsabilidade social corporativa pode ser um motor poderoso para a mudança. O poder público, por sua vez, acena com iniciativas e programas, mas a efetividade dessas ações ainda depende de uma coragem que, por vezes, parece faltar.

A grande questão que se impõe é: estamos dispostos a traduzir a comoção do Maio Amarelo em medidas concretas que desafiem o status quo? O lema "Desacelere. Seu bem maior é a vida." está, de fato, sendo colocado como prioridade em uma sociedade assolada pelas mortes no trânsito? A resposta, infelizmente, ainda paira em um limbo de promessas e hesitações.

O cerne do problema reside na gestão da velocidade — um fator de risco negligenciado por décadas. Não basta clamar por “desaceleração” se a gestão do trânsito brasileiro permite velocidades incompatíveis com a segurança, especialmente em áreas urbanas.

Essa inércia perpetua um ciclo vicioso: a sociedade se conscientiza, mas as políticas públicas não acompanham a evolução da consciência, tornando a mudança cultural um processo lento e árduo.

É preciso que os tomadores de decisão compreendam que a redução de velocidade não é uma medida impopular, mas sim um ato de coragem em defesa da vida. Todos esses atores são agentes de transformação e devem priorizar a segurança acima de cálculos eleitorais.

Essa é a principal mensagem que deve vir do poder público — Executivo, Legislativo e Judiciário — para que a sociedade civil e a iniciativa privada percebam que o assunto é sério e urgente, e não apenas uma grande campanha publicitária realizada no mês de maio.

O Congresso Nacional e o Contran precisam viabilizar ajustes no atual arcabouço jurídico, que hoje desestimula e inviabiliza diversas ações de fiscalização de velocidade. Refiro-me especialmente à necessidade de aprovação do PL 2789/23 — o PL das Velocidades Seguras — e da revogação da Resolução 798/20 do Contran, cuja revisão já é solicitada há mais de dois anos. É imprescindível que essa norma seja colocada em discussão com a sociedade, por meio de uma consulta pública.

O Poder Executivo precisa agir sem demagogia, promovendo a redução das velocidades sem ceder à falsa sensação de impopularidade dessas medidas. Elas são impopulares apenas para uma minoria barulhenta que, infelizmente, ainda influencia a tomada de decisão de muitos políticos.

O Judiciário, por sua vez, precisa ser mais firme em suas decisões, criando um ambiente de segurança jurídica para aqueles que combatem a violência viária e penalizando de forma exemplar os infratores e criminosos de trânsito.

Só assim, com o engajamento real — e não demagógico — do poder público, conseguiremos criar um cenário em que as campanhas educativas e de conscientização estejam alinhadas à promoção da mudança de cultura e comportamento da sociedade no trânsito.

O Maio Amarelo 2025 nos legou um valioso capital social: a mobilização da sociedade. Cabe a nós, agora, transformar esse capital em ações concretas, desafiando a inércia do poder público e construindo um trânsito mais humano, seguro e sustentável.

A hora de frear a hesitação e acelerar a mudança é agora.

Desacelere. Seu bem maior é a vida.

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