Notícias

O MOVIMENTO MAIO AMARELO NÃO ACABA EM MAIO

Observadora Certificada fala à Rádio Ônibus sobre os desafios de promover o trânsito seguro o ano todo

Escrito por Maio Amarelo

07 JUL 2023 - 09H55

A Rádio Ônibus entrevistou em seu podcast, a conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, para falar sobre os desafios para promover a conscientização e o trânsito seguro no Brasil durante o ano todo.

Participante do programa Entidade Laço Amarelo – criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para promover a conscientização para o trânsito seguro, como forma de estender as ações de conscientização do Movimento Maio Amarelo durante todos os meses do ano -, o podcast da Rádio Ônibus, apresentado por Henrique Estrada, questionou a Observadora Certificada Mércia Gomes sobre a efetividade das campanhas do Maio Amarelo e se os temas escolhidos anualmente não passam a ideia de serem apenas frases de efeito, com ações positivas, porém sem uma real efetividade para a conscientização e reversão dos altos índices de sinistros de trânsito no país.

Mércia Gomes pontuou que por trás de todas essas frases e campanhas desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, existem fatores, estatísticas e profissionais que buscam da melhor forma possível conscientizar e educar a população de uma forma prática e direta.

“Essa sua fala Henrique, ‘parece ser só uma frase’, de fato, nós que estamos envolvidos com o trânsito e temos conhecimento e trabalhamos o ano todo, como por exemplo, você trabalha o ano todo e fala do Maio Amarelo o ano todo. A Semana Nacional de Trânsito, o ano todo. Você lida com os fatores trazidos da instabilidade do sistema viário o ano todo, como eu e os demais profissionais. Nós sabemos que essa frase não é somente uma frase, por trás dessa frase, nós temos estatísticas, nós sabemos qual é o maior número de mortes em acidentes de trânsito, qual é a razão dessas mortes de acidentes de trânsito e a ausência de conscientização. Então não é só uma frase, nós temos um grande problema a nível nacional que é a questão da educação e essa conscientização”, argumento a Observadora Certificada.

Ainda em sua fala, Mércia Gomes complementou que, “Essa frase trazida: ‘todo ano com o Maio Amarelo, o Observatório Nacional traz uma frase’, é uma frase de impacto. É uma frase que a gente passa o ano todo trabalhando para conseguir impactar a sociedade, os motoristas, os pedestres, os ciclistas, todos os envolvidos para que possam observar o que tem acontecido no trânsito”, explicou.

A Observadora Certificada também abordou o breve período de redução de sinistros durante a pandemia e o período pós-pandemia, com aumento dessas ocorrências de trânsito e a necessidade de continuar o trabalho de conscientização e educação para o trânsito em parceria com todos os setores da sociedade.

Ouça agora: https://podcasters.spotify.com/pod/show/radioonibus/episodes/Maio-Amarelo-NO-ACABOU-e24v152/a-a9u2iah

Maio_Amarelo_2024_baixe_as_pecas
Notícias

Movimento Maio Amarelo 2024: “Paz no trânsito começa por você”

Falar de paz parece simples. Escrever sobre paz, parece fácil. Mas, ambas ações se tornaram muito difíceis nos dias de hoje. Falar e escrever sobre paz será o grande exercício que o Movimento Maio Amarelo 2024 trará. Com o tema: “Paz no trânsito começa por você”, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária quer estimular toda sociedade a trazer esse assunto em todos os ambientes. Será mesmo que eu carrego paz nas minhas atitudes todos os dias? E será que ela se estende para meu comportamento enquanto estou andando, pedalando, pilotando, dirigindo ou no transporte público?

Observadora_certificada_se_reune_poder_legislativo_local_para_planejar_acoes_maio_amarelo
Notícias

Observadora Certificada se reúne com o poder legislativo local para organizar ações do Maio Amarelo 2024

A Observadora Certificada, Sene Ferreira, se reuniu com o 1° Secretário e também vereador da Câmara Municipal de Vereadores de Itabuna, na Bahia, na quinta-feira (21/03), para iniciar o alinhamento das ações do Movimento Maio Amarelo 2024 junto ao poder legislativo de local.

Blumenau_sc_realiza_reuniao_para_organizar_calendario_de_acoes_do_maio_amarelo_24
Notícias

Blumenau/SC realiza reunião para organizar o calendário de ações do Movimento Maio Amarelo 2024

Ontem (26), a comissão do Maio Amarelo em Blumenau, composta por cerca de 20 participantes, entre representantes de órgãos públicos e privados, realizou a primeira reunião de 2024, na sede do SindsegSC (Sindicato das Seguradoras Previdência e Capitalização de Santa Catarina), no centro de Blumenau, Santa Catarina, para organizar o calendário de ações do Movimento na cidade.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.