Notícias

O MOVIMENTO MAIO AMARELO NÃO ACABA EM MAIO

Observadora Certificada fala à Rádio Ônibus sobre os desafios de promover o trânsito seguro o ano todo

Escrito por Maio Amarelo

07 JUL 2023 - 09H55

A Rádio Ônibus entrevistou em seu podcast, a conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, para falar sobre os desafios para promover a conscientização e o trânsito seguro no Brasil durante o ano todo.

Participante do programa Entidade Laço Amarelo – criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para promover a conscientização para o trânsito seguro, como forma de estender as ações de conscientização do Movimento Maio Amarelo durante todos os meses do ano -, o podcast da Rádio Ônibus, apresentado por Henrique Estrada, questionou a Observadora Certificada Mércia Gomes sobre a efetividade das campanhas do Maio Amarelo e se os temas escolhidos anualmente não passam a ideia de serem apenas frases de efeito, com ações positivas, porém sem uma real efetividade para a conscientização e reversão dos altos índices de sinistros de trânsito no país.

Mércia Gomes pontuou que por trás de todas essas frases e campanhas desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, existem fatores, estatísticas e profissionais que buscam da melhor forma possível conscientizar e educar a população de uma forma prática e direta.

“Essa sua fala Henrique, ‘parece ser só uma frase’, de fato, nós que estamos envolvidos com o trânsito e temos conhecimento e trabalhamos o ano todo, como por exemplo, você trabalha o ano todo e fala do Maio Amarelo o ano todo. A Semana Nacional de Trânsito, o ano todo. Você lida com os fatores trazidos da instabilidade do sistema viário o ano todo, como eu e os demais profissionais. Nós sabemos que essa frase não é somente uma frase, por trás dessa frase, nós temos estatísticas, nós sabemos qual é o maior número de mortes em acidentes de trânsito, qual é a razão dessas mortes de acidentes de trânsito e a ausência de conscientização. Então não é só uma frase, nós temos um grande problema a nível nacional que é a questão da educação e essa conscientização”, argumento a Observadora Certificada.

Ainda em sua fala, Mércia Gomes complementou que, “Essa frase trazida: ‘todo ano com o Maio Amarelo, o Observatório Nacional traz uma frase’, é uma frase de impacto. É uma frase que a gente passa o ano todo trabalhando para conseguir impactar a sociedade, os motoristas, os pedestres, os ciclistas, todos os envolvidos para que possam observar o que tem acontecido no trânsito”, explicou.

A Observadora Certificada também abordou o breve período de redução de sinistros durante a pandemia e o período pós-pandemia, com aumento dessas ocorrências de trânsito e a necessidade de continuar o trabalho de conscientização e educação para o trânsito em parceria com todos os setores da sociedade.

Ouça agora: https://podcasters.spotify.com/pod/show/radioonibus/episodes/Maio-Amarelo-NO-ACABOU-e24v152/a-a9u2iah

4_seminario_mobilidade_humana_segura_suustentavel
Notícias

Representantes da América do Sul e Europa debatem mobilidade urbana em Foz do Iguaçu/PR

O 4° Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável, realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, nos dias 6 e 7 de maio marcou a abertura internacional do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia contou com a presença de diversos profissionais de áreas interdisciplinares do setor de mobilidade de sete países, que se mobilizaram para compartilhar práticas, experiências e estratégias que auxiliem na redução de sinistros e mortes no trânsito.

Artigo_ceo_observatorio_maio_amarelo_mobilidade_estadao
Notícias

Mobilidade Estadão publica artigo do CEO do OBSERVATÓRIO com reflexões sobre o Movimento Maio Amarelo

O caderno Mobilidade Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, publicou o artigo do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, com reflexões sobre a relevância do Movimento Maio Amarelo para levar a mensagem de paz no trânsito para toda a sociedade.

Estudante_da_unicamp_integrante_onda_amarela_recebe_certificado_23_congresso_europeu
Notícias

Estudante da Unicamp e integrante da Onda Amarela, recebe certificado de Melhor Apresentação de Pôster no 23rd European Congress

Durante o 23º Congresso Europeu de Trauma e Cirurgia de Emergência, realizado entre 28 e 30 de abril em Lisboa, Portugal, a estudante de medicina da Unicamp e integrante do Movimento Onda Amarela, Helena Alves, foi premiada como “Melhor Apresentação de Pôster”, em cerimônia realizada durante o encerramento do evento, na terça-feira (30/04).

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.