Nesta terça-feira, 27 de maio, o Bioparque Pantanal — que abriga o maior aquário de água doce do mundo — foi palco do evento de encerramento do Maio Amarelo 2025. A solenidade contou com a presença de autoridades públicas, representantes do setor privado, entidades da sociedade civil e especialistas em mobilidade urbana, segurança viária e observadores certificados.
A cerimônia teve início com uma abertura solene, que homenageou e apresentou as autoridades presentes, destacando a importância da união de esforços para a construção de um trânsito mais seguro e humano.
O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Guimarães, apresentou os resultados alcançados pela campanha Maio Amarelo 2025. Entre os destaques, estavam o número expressivo de downloads de materiais oficiais, as milhares de ações registradas por todo o país e os milhões de visualizações nos vídeos de conscientização — indicadores que demonstram o engajamento crescente da população com a causa.
"Precisamos refletir sobre os comportamentos. Esse é o primeiro ponto. O trânsito seguro é um direito de todos. Por último, a nossa sociedade precisa refletir. Enquanto não tiver uma repulsa da sociedade nada que o Maio Amarelo está fazendo vai adiantar. Enquanto seguirmos dando risada de um cara empinando moto, de briga de trânsito, de achar normal usar aplicativo para desviar de blitz de lei seca, a gente não movimenta essa roda. É exatamente esses contextos que trouxemos para a campanha deste ano", disse o CEO do OBSERVATÓRIO.
O encerramento do Maio Amarelo 2025 contou, ainda, com uma palestra inspiradora do embaixador do Maio Amarelo 2025, o ex-piloto de testes e apresentador César Urnhani. Em sua fala, Urnhani abordou o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, refletindo sobre a importância de atitudes mais conscientes e empáticas nas ruas, e também no cotidiano, como forma de preservar vidas e promover uma convivência mais harmoniosa.
O evento simbolizou não apenas o fim de mais uma edição do movimento, mas também o fortalecimento do compromisso coletivo com a redução de acidentes e a valorização da vida no trânsito.
Assista a transmissão na íntegra!
1/12
Maio Amarelo: com reflexão sobre comportamento filme bate recorde de visualizações
O tema do Maio Amarelo 2025 “Desacelere. Seu bem maior é vida” nasceu de uma das principais causas de óbitos e ferimentos graves no trânsito: a velocidade. Mas, a mensagem do filme, peça principal da campanha, foi além disso. A reflexão sobre a pressa, desatenção e as respectivas consequências trazida pela produção tocou fundo, promoveu identificação e por isso mais que dobrou o número de visualizações.
Maio Amarelo: 2025 celebra aumento de 168% nas ações registradas
O Maio Amarelo 2025 foi marcado por inovação, engajamento e registro recorde de ações realizadas. Atualmente, os números da maior mobilização social em prol da segurança viária no mundo ainda estão sendo compilados, mas o que já se sabe é que, no quesito envio de ações, a iniciativa registrou o maior número da história.
Maio Amarelo 2025: do engajamento ao resultado
O Maio Amarelo 2025, com seus recordes de adesão e impacto, celebra um avanço inegável na conscientização sobre segurança viária. A sociedade, mobilizada em níveis inéditos, demonstra que a urgência de um trânsito mais humano e seguro ressoa em corações e mentes.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.