Afinal, o que é a ética no trânsito e qual o seu papel na ideia de salvar vidas na mobilidade? Com esse provocação o filósofo clínico Guto Castro é um dos palestrante de logo mais, às 18h, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, dentro da programação do Maio Amarelo e o Curso de Qualidade no Atendimento para Operadores de Táxis promovido pelo Prefeitura do Natal, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e o Programa Vida no Trânsito (PVT).
Para o pensador, “a ética é o uso da inteligência a serviço da melhor forma de convivência. Portanto, definir e respeitar os códigos de conduta, as leis, é mais do que uma narrativa jurídica, é um contrato social e que deve ser celebrado e vivido por todos. E esse respeito as leis, a forma de agir, salva vidas na sociedade e no trânsito. As leis existem para proteger a vida.”
Guto Castro é Filósofo, Educador e Especialista em Filosofia Clínica. Autor dos livros A Ribeira (1994-1998); O Quinto Mandamento (1997); Quem Matou Zefa Fauna?; 13 Poemas Muito Ruins (2013) e Metanásia? (2019/2020). Há mais de 20 anos atua como consultor no mundo corporativo e é professor palestrante convidado em diversas faculdades, institutos federais no país, congressos e eventos corporativos.
Foi um dos finalistas do Desafio Publicitário Maio Amarelo (2018), do Observatório Nacional de Segurança Viária, palestrou sobre Ética e Relações no Trânsito durante o Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana da ANTP em São Paulo (2019), foi vencedor na categoria melhor artigo na I Antologia de Trânsito do Estado de Alagoas (2020), palestrou nas edições do Connected Smart Mobility 2020 e 2021, é Observador Certificado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, além de professor palestrante convidado em diversas universidades e institutos federais no país.
Campanha do Maio Amarelo 2025 alcança 5 mil downloads no primeiro mês
Com o tema "Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana”, a campanha deste ano trouxe uma comunicação ainda mais acessível, com conteúdos adaptáveis para diferentes públicos e realidades.
Maio Amarelo nas escolas: movimento inova e disponibiliza peças exclusivas para o ambiente escolar
A campanha Maio Amarelo de 2025, lançada no final de março, dá mais um passo importante para a promoção da educação no trânsito com a disponibilização de seus materiais oficiais voltados ao público escolar.
Campanha Maio Amarelo 2025 conscientiza sobre segurança no trânsito em quatro idiomas
Visando ampliar o alcance da campanha, O Observatório Nacional de Segurança Viária disponibiliza oficialmente os materiais de comunicação do Maio Amarelo 2025 em outros três idiomas: inglês, espanhol e francês.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.